Você sabe como será o homem do futuro?

Especular sobre como será o homem do futuro nunca deixará de se uma importante ferramenta para entender o homem do presente. Por isso, o aspecto que terá o se humano dentro de cem, mil ou milhões de ano consiste em uma dessas perguntas sem uma única resposta.

Será que seremos mais altos? Teremos menos pelo corporal? Nosso crânio será maior? Essas e mais outras dezenas de suposições são ideias de como o homem evoluirá no decorrer do tempo. Contudo, essas são apenas fantasias e ideias sem muito fundamento científico. Segundo alguns pesquisadores, as suposições são mais realistas e para o homem do futuro, apontam apenas mudanças pequenas e que não teria muita diferença do que já somos hoje em dia.

A contribuição de Darwin

O debate sobre a evolução das espécies nunca sai de moda e graças a Charles Darwin e a sua obra mais famosa “A origem das espécies”, começamos entender como evoluímos com o decorrer do tempo. Em outras palavras, no seu livro o naturalista britânico esboçou a revolucionária teoria da evolução, uma lei onde o organismo mais adaptado sobrevive.

Contudo, a lei de que o mais forte sobrevive não se aplica mais ao homem. Na verdade, a evolução do homem agora será de alguma maneira determinada também pelo desenvolvimento tecnológico. Em outras palavras, a tecnologia e o desenvolvimento da medicina, também a mudança climática e os grandes movimentos migratórios são exemplos de como o homem também é em parte protagonista do seu processo de evolução.

Será que a evolução do homem está estagnada?

Apesar de termos evoluído ao longo do tempo é natural pensar que continuaremos nos desenvolvendo como espécie. Mas de acordo com o antropólogo IanTattersall do Museo de História Natural de Nova Iorque esse é um conceito errôneo. Assim, está comprovado que as inovações genéticas ocorrem apenas em populações isoladas.

Por exemplo, se pensamos nas famosas aves de galápagos de Darwin, elas adquiriram características próprias para se adaptarem a vida na ilha. Sendo assim, a seleção natural de acordo com a teoria do naturalista britânico, ocorre quando uma mutação genética favorece a espécie de alguma maneira. Nesse sentido, quando essa adaptação favorece a vida do indivíduo, ela é passada de geração a geração e se torna finalmente uma nova característica de tal espécie.

Contudo, como o Homo sapiens está distribuído em praticamente todo o planeta, a miscigenação, os grandes movimentos migratórios e o avanço tecnológico diminuem a tensão biológica evolutiva.

O homem do futuro e os avanços da medicina

Dessa maneira a ideia do antropólogo americano está respaldada em outro fundamento da teoria de Darwin. Nela se entende que o mais forte sobrevive e lidera o processo de evolução da espécie. Contudo, no caso do homem isso necessariamente não ocorre.

Devido ao avanço da medicina, a vida se torna um direito fundamental de todos e até mesmo indivíduos que padecem de algum tipo de condição podem ter uma vida digna e normal. Isto é, a partir daí, eliminamos a tensão biológica evolutiva já que a seleção natural não tem mais sentido na sociedade moderna.