Mercosul: a aliança da América Latina

Com a grande onda de democratização que ocorria no mundo a partir da década de 80 a América Latina também uniu forças. Desse modo, a partir de acordos e convenções econômicas, nasce o Mercosul. Em outras palavras um bloco econômico e político que visa estabelecer acordos entre alguns países da América Latina.

De fato, o Mercosul nasceu como consequência do Tratado de Assunção celebrado em 26 de março de 1991. Nesse acordo internacional, firmado pelos líderes da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, não se criou um mercado comum, mas definiu um prazo conhecido como um período de transição do Mercosul.

O que é o Mercosul?

Desde a sua criação, o objetivo principal do Mercosul era promover um espaço comum que gerasse oportunidades comerciais e de investimento. Ou seja, através da integração competitiva das economias nacionais no mercado internacional.

Assim sendo, a partir da conformação de sua estrutura institucional em 1994 com o Protocolo de Ouro Preto, diversos acordos regionais estabelecidos. Como também outros de natureza comercial, política e de cooperação firmados em todos os continentes.

Origem do Mercosul

A partir da década de 1970, Argentina, Uruguai e Brasil firmaram diversos acordos. Nesse sentido, esses acordos protocolaram a expansão comercial e o acordo de cooperação econômica, a fim de conceder vantagens econômicas comerciais.

Assim sendo, em 1985, foi criada uma comissão com o objetivo de aproximar esses países e desenvolver diversos acordos bilaterais. Logo em seguida, representantes de cada país se reuniram no Paraguai e lá expressaram sua intenção de aderir a um acordo bilateral que estava em andamento, para o qual foi firmado um acordo. Desta forma, em 26 de março de 1991, foi selado o Tratado de Assunção entre Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, que leva o nome de Mercosul e estabelece uma área de livre comércio.

Objetivos e funções

Normalmente uma organização política possui objetivos e ideais claros e isso não poderia ser diferente com o Mercosul. Por isso que algumas regras estabelecidas desde a sua criação. Entre elas estaria que os bens, serviços e fatores produtivos de cada país, podem circular livremente livre de aduanas e taxas de circulação de produtos.

Também entraria nessa lista o estabelecimento de um imposto externo comum e o apoio de uma política comercial comum. Logo, a relação das políticas monetárias e dos setores entre os Estados para garantir condições ótimas de competição entre eles. Finalmente, estabelecer políticas com o intuito de conseguir o fortalecimento do processo de cooperação, o que requer que os Estados concordem com suas legislações nas áreas.