evolução

Você sabe como será o homem do futuro?

Especular sobre como será o homem do futuro nunca deixará de se uma importante ferramenta para entender o homem do presente. Por isso, o aspecto que terá o se humano dentro de cem, mil ou milhões de ano consiste em uma dessas perguntas sem uma única resposta.

Será que seremos mais altos? Teremos menos pelo corporal? Nosso crânio será maior? Essas e mais outras dezenas de suposições são ideias de como o homem evoluirá no decorrer do tempo. Contudo, essas são apenas fantasias e ideias sem muito fundamento científico. Segundo alguns pesquisadores, as suposições são mais realistas e para o homem do futuro, apontam apenas mudanças pequenas e que não teria muita diferença do que já somos hoje em dia.

Leia Mais
linguagem e poder

Linguagem, poder, sociedade e suas relações

Entre os muitos objetivos por trás das estratégias de um processo comunicativo está a intenção de comunicar ao ouvinte a posição que o falante ocupa. Embora as pessoas falam para comunicar verbalmente, elas também comunicam seus sentimentos, condição social, etc. Desse modo a comunicação serve para influenciar difundir ideias e ideologias, sejam elas quais forem.

Nas sociedades as relações de poder estão instituídas e linguagem acompanha esse fluxo. Mas o que é o poder? O poder é uma relação social específica na qual o dominante e dominado se confrontam. Assim sendo, o dominante exerce controle sobre o dominado, por meio da força física, econômica, intelectual. Portanto, uma das formas de exercer o poder através da cultura é pela linguagem.

Leia Mais
origen-apellido

A origem dos sobrenomes no mundo

Sempre nos chega aquele momento de curiosidade extrema que gostaríamos de entender a nossa origem e da onde somos provenientes. Por isso acabamos nos interessando por descobrir a origem dos nossos sobrenomes. Através deles talvez poderíamos descobrir de qual parte do mundo a nossa família começou. Em contrapartida, a origem dos nossos nomes pode gerar um pouco de controvérsia. Na verdade, se queremos descobrir mesmo a origem dos nossos ancestrais deveríamos nos preocupar em organizar a nossa árvore genealógica.

Conhecer a origem de um sobrenome é uma tarefa relativamente complicada e talvez você desista no meio do caminho. Pode ser que você nunca encontre a origem do seu “Silva”. Isso porque você nunca encontrará um patriarca Silva que difundiu esse sobrenome por todo o mundo. Na verdade, naquela época, muitos homens se chamavam Silva e outros usaram esse sobrenome por ser bastante comum.

Leia Mais