Brasil

História do Brasil: de colônia a república

Sem sombra de dúvidas o Brasil tem uma história repleta de acontecimentos históricos que moldaram, a: cultura, sociedade e política atuais. Por essa razão pode ser considerada uma nação muito jovem, onde problemas sociais como o racismo e a corrupção estão fortemente entrelaçada na cultura do país.

Assim sendo, o Brasil se torna um excelente objeto de estudo com diferentes etapas e períodos históricos marcantes. Desse modo, como consequência da tardia abolição da escravidão, o Brasil ainda é um país extremamente racista. Contudo, também representa uma grande miscigenação étnica entre vários tipos de nacionalidades, que se refletem na gastronomia e no estilo de vida.

Leia Mais
narcotrafico

Os problemas do narcotráfico em Brasil

Existe uma questão brasileira que já leva muitos anos estampada nos noticiários de todo mundo: o narcotráfico. Já faz décadas que o Brasil sofre com uma espécie de guerra civil entre e polícia e o tráfico de drogas. A venda de drogas e outros bens ilícitos já existia no Brasil, mas foi a partir de meados dos anos 90 que as quadrilhas começaram a se armar. O Estado, combinado ao apoio da mídia, alimentou um retrato violento do tráfico.

Essa foi a maneira de legitimar o combate de guerra a essa atividade, segundo uma pesquisadora, socióloga e coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESEC) da Universidade Cândido Mendes. “O imaginário que demoniza as drogas justifica a violência”, declara.

Leia Mais