orientação sexual

Por que falar sobre orientação sexual?

O argumento em prol da comunidade LGBT, ou seja, das pessoas: lésbicas, gays, bissexuais e transgênero, para que gozem dos mesmos direitos, não é radical, muito menos complicado. Em outras palavras, eles são a base dos princípios fundamentais que formam as normas internacionais dos direitos humanos: “Todos os seres nascem livres e iguais em dignidade e direitos.”

Contudo, o que deveria ser mais um processo de conscientização natural da sociedade, infelizmente, ocorre lentamente e através de muita luta e ativismo. Por essa razão, diariamente somos cúmplices de notícias que denunciam atitudes homofóbicas evidenciando ainda mais esse problema da sociedade moderna: o preconceito.

Leia Mais
mercosul

Mercosul: a aliança da América Latina

Com a grande onda de democratização que ocorria no mundo a partir da década de 80 a América Latina também uniu forças. Desse modo, a partir de acordos e convenções econômicas, nasce o Mercosul. Em outras palavras um bloco econômico e político que visa estabelecer acordos entre alguns países da América Latina.

De fato, o Mercosul nasceu como consequência do Tratado de Assunção celebrado em 26 de março de 1991. Nesse acordo internacional, firmado pelos líderes da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, não se criou um mercado comum, mas definiu um prazo conhecido como um período de transição do Mercosul.

Leia Mais
voto-electronico

A controvérsia do voto eletrônico

Atualmente com todo o desenvolvimento das tecnologias, o voto eletrônico é cada vez mais seguro e relativamente fácil de ser implementado. Os sistemas de votos eletrônico não são realmente uma novidade: há anos eles tentam implementar sistemas que resolvem um problema tecnológico muito mais importante do que se possa imaginar. As implementações são variadas e os graus de automação em cada uma delas são muito diferentes.

O ciclo de voto eletrônico é vasto, desde o registro e autenticação de eleitores até a consolidação e validação de votos e o gerenciamento dessas eleições. Entre esses estágios, complexos por si só, existem outros ainda mais delicados, como criptografia e transmissão de votos, além da introdução efetiva do voto.

Leia Mais