História do Brasil: de colônia a república

Sem sombra de dúvidas o Brasil tem uma história repleta de acontecimentos históricos que moldaram, a: cultura, sociedade e política atuais. Por essa razão pode ser considerada uma nação muito jovem, onde problemas sociais como o racismo e a corrupção estão fortemente entrelaçada na cultura do país.

Assim sendo, o Brasil se torna um excelente objeto de estudo com diferentes etapas e períodos históricos marcantes. Desse modo, como consequência da tardia abolição da escravidão, o Brasil ainda é um país extremamente racista. Contudo, também representa uma grande miscigenação étnica entre vários tipos de nacionalidades, que se refletem na gastronomia e no estilo de vida.

Origem do Brasil

Para entender o período colonial brasileiro é necessário explicar o caráter do capitalismo mercantil que deu origem as expansões marítimas do século XV e XVI. Desse modo, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil com a intenção de encontrar o comércio da Índia. Porém, se deparou com um novo mundo, repleto de riquezas naturais e habitado por indígenas.

De fato, descobrir o Brasil foi um dos acontecimentos históricos mais importante das Américas. Contudo, também foi o motivo do extermínio de civilizações e culturas indígenas que foram colonizadas e subjugadas segundo o interesses dos países colonizadores.

A colonização na história do Brasil

Em primeiro lugar o Brasil não foi descoberto pelos portugueses, porque antes mesmo de pisarem as Américas, o território já era habitado por várias tribos indígenas. Dentre elas se destacavam os Tupi, Guarani, Ianomâmis, Tupinambás, Ticuna, Caingangue.

Só com a expedição de Martim Afonso de Sousa, que resultou na fundação de São Vicente em 1532, começou o interesse pela sua colonização. Foi então que surgiu o cultivo da cana-de-açúcar, que foi a base da economia brasileira por mais de um século.

Porém, para poder colonizar o território, o recurso inicial que os portugueses utilizaram foi a escravidão dos indígenas. Como também dos escravos africanos que eram comercializados na época e serviram de mão de obra para construir o Brasil colonial.

Como foi a independência?

O espírito emancipatório se instaurou com a chegada ao Brasil da coroa portuguesa (1808), fugidos da metrópole antes da invasão das tropas napoleônicas. Esta situação beneficiou o Brasil, que aumentou sua importância e conseguiu a liberação de seu comércio, concedida por Juan VI. Logo, em março de 1816, o Príncipe Juan VI nomeado Rei de Portugal.

Este movimento ganhou força quando muitas colônias espanholas conquistaram a independência. Por esta razão, Juan VI teve que intervir para obter a ocupação das áreas pertencentes à Banda Oriental sob o controle dos revolucionários hispano-americanos.

Desde então, ele se separou progressivamente de Portugal, até que Pedro I, filho de João VI, declarou a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, e se autoproclamou imperador do Brasil.