Por que falar sobre orientação sexual?

O argumento em prol da comunidade LGBT, ou seja, das pessoas: lésbicas, gays, bissexuais e transgênero, para que gozem dos mesmos direitos, não é radical, muito menos complicado. Em outras palavras, eles são a base dos princípios fundamentais que formam as normas internacionais dos direitos humanos: “Todos os seres nascem livres e iguais em dignidade e direitos.”

Contudo, o que deveria ser mais um processo de conscientização natural da sociedade, infelizmente, ocorre lentamente e através de muita luta e ativismo. Por essa razão, diariamente somos cúmplices de notícias que denunciam atitudes homofóbicas evidenciando ainda mais esse problema da sociedade moderna: o preconceito.

O que é orientação sexual?

A liberdade sexual consiste na liberdade que temos em decidir sobre como queremos expressar a nossa própria orientação sexual. Sendo assim, cada indivíduo tem a liberdade de usar o próprio corpo da maneira que lhe for mais conveniente. Contudo sem esquecer que nenhuma liberdade poderá sobrepassar a outra.

Mas você saberia dizer o que significa orientação sexual? Bom, a orientação sexual se refere a capacidade de cada um de sentir: atração emocional, atração afetiva e também atração sexual por outra pessoa. Porém, esse indivíduo poderá ser do mesmo gênero ou não. Em suma, ao contrário da ideia conservadora da sexualidade humana com fins reprodutivos, a ideia da orientação sexual nos permite viver a sexualidade livremente.

O direito a liberdade e a igualdade

Desde o primeiro momento em que homem se diferenciou dos outros mamíferos pela sua maneira de ver a si mesmo e aos outros, a sua maneira de expressar a sexualidade nunca mais foi a mesma. Em outras palavras, nossa sexualidade, orientação sexual e identidade de gênero, são expressões de uma complexa relação entre fatores biológicos, mas também sociais, culturais, econômicos e políticos.

Porém, a cultura ocidental passou por uma série de transformações ao longo da história e alguns tabus sobre a sexualidade perduram até os dias de hoje. Ainda assim, quando a inteligência social e o avanço da ciência respaldam a liberdade de expressão sexual, uma série de questionamentos surgem na sociedade, principalmente naquelas mais vulneráveis. Por essa razão os movimentos de conscientização social tem uma parte muito importante nesse processo de educação da sociedade.

Será que a cultura tem um papel determinante na orientação sexual de cada um?

Existe uma hipótese bastante difundida de que a orientação sexual é determinada pelo ambiente. Nesse sentido, são incluídos outros conceitos como a cultura e a geografia. Ambas ideias não estão sempre relacionadas, mas refletem a realidade de algumas comunidades. Ou seja, em lugares com políticas sociais mais igualitárias, existiram mais pessoas que reconheçam e exprimam a sua orientação sexual.

Em contrapartida, em sociedades com regimes mais conservadores, existirá uma menor quantidade de pessoas que reconheçam a sua própria orientação sexual. Contudo, isso ainda ocorre devido à herança histórica, onde a homossexualidade era penalizada e considerada como um crime. Em suma, hoje em dia ainda lemos notícias de casos de homofobia, transfobia, resquícios dessa questão histórica.