15 de nov de 2010

Aula da Inquietação

Atenção: Esse vídeo executa em todas as redes, diferente do YouTube.

Aula inaugural com Miguel Nicolelis, na Universidade de Brasília (UnB), estimula alunos e público em geral a refletir e discutir sobre a importância da educação e o papel da universidade na construção de um país efetivamente democrático e humano.


Por Fábio Rodrigues

Esse vídeo é excelente, é uma injeção de ânimo para juventude brasileira. Ou como nosso Professor Mauro Nunes diz: "para os jovens de todas as idades".

Transpira confiança no Brasil e nos brasileiros. Emociante, revitalizante e empolgante. Não venham me responsabilizar pelas suas atitudes depois de assistir essa aula! Afinal, fui apenas um multiplicador dessa ideia.


Postagem relacionada: "Ler devia ser proibido!", clique aqui.

Fonte do vídeo: IINN-ELS

Postado originalmente às 07:13 - 04/06/2010.



Comente nossas postagens! Com problemas para comentar? (clique aqui)

Gostou desse assunto, envie para seus contatos. (clique aqui)

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com


7 comentários:

  1. Caro Fábio Rodrigues, bom dia!

    Excelente demais este vídeo!

    Parabéns pela postagem!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fábio, você faz um trabalho de primeira categoria nesse seu blog. Algumas boas sementes já foram geradas e esperamos que frutos de uma sociedade mais justa e igualitária estejam em fase de maturação. Abraço e saiba que existem pessoas que admiram muito esse seu legado. Daniel Castro.

    ResponderExcluir
  3. Um dos melhores vídeos que já assisti na internet. Se a metade dos estudantes das universidades públicas (e privadas também) puderem ver essa aula, com certeza teremos outro Brasil, um Brasil bem melhor. Vou divulgar para todos meus amig@s, vale a pena fazer isso. Paula Neves.

    ResponderExcluir
  4. DiAfonso e Daniel, muito obrigado pelos elogios.

    Estamos sempre a disposição para divulgar uma cultura de valorização de nosso Brasil.

    E também de conscientização da melhoria de nossos quadros políticos, chega de parlamentar picareta!

    Agradecemos a visita e disposição para comentar.

    Abraço fraterno,

    Fábio Rodrigues.

    ResponderExcluir
  5. Vídeo extraordinário. A juventude precisa assistir essa aula.

    ResponderExcluir
  6. Existe um movimento que congrega pessoas no Brasil todo e que nos remete à luta contra um novo tipo de relação de dependência e dominação que se estabeleceu no mundo atual. Falo do Colonialismo Digital, onde algumas empresas sediadas em países ditos "centrais" dominam uma base de conhecimento estratégica e mantém uma relação de subordinação com os outros países - ditos "periféricos" - via um modelo de negócios fundamentado em "propriedade intelectual" exclusiva, software e formatos proprietários. Contra este processo de recolonização levantamos a bandeira do Software Livre e Padrões Abertos!

    O Governo Lula tem feito gestos importantes na direção de nossa independência tecnológica, favorecendo a adoção de soluções livres e abertas nas empresas públicas, estimulando e fortalecando as empresas nacionais que desenvolvem uma importante base de conhecimento, que garantirão sobretudo a nossa soberania como Nação verdadeiramente independente. A exemplo disto temos o sistema GINGA, desenvolvido pela UFPB e PUC-Rio, que é uma solução para sistema de televisão digital, um produto de primeira linha que o Brasil pode estabelecer como padrão para o mundo todo!Temos ainda o SAGE - Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia - importante ferramenta tecnológica para aplicação no Sistema Elétrico, desenvolvido pelo CEPEL em parceria com a UFCG. Veja que situação extraordinária: duas universidades da Paraíba participando de desenvolvimentos que repercutem mundialmente! Sendo assim, o movimento em direção ao novo Modelo de Negócios, focado em soluções abertas, baseado no espírito de comunidade e compartilhamento do conhecimento é fundamental para a consolidação de nossa Independência Nacional.

    Recentemente aconteceu um movimento pela autonomia da Chesf, aqui em Recife. Tudo bem, compreendo o papel fundamental desta empresa como fomentadora do desenvolvimento aqui no Nordeste, mas vejo que a gestão empresarial nesta empresa em assuntos de TI foca muito em soluções proprietárias, que caminham na contramão da nossa História. No que diz respeito a direção apontada pelo Governo Federal, para adoção de Software Livre e Padrões Abertos, a Chesf "autônoma" - ou poderíamos entender: insubordinada às diretrizes do Governo Federal - caminha no sentido oposto! comprando soluções caras e que nos remetem cada vez mais na direção da dependência tecnológica. É para isto que se quer a tal autonomia? Que fazer?

    ResponderExcluir
  7. Mestre João Luiz,

    Agradecemos pelo seu comentário em nosso blog.

    Você que é um dos grandes ativistas do movimento "Software Livre e Padrões Abertos".

    Queremos convidá-lo para escrever artigos para nosso blog sobre esse tema.

    Fico no aguardo da respota.

    Abraço fraterno,

    Fábio Rodrigues.

    ResponderExcluir

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.