Os problemas do narcotráfico em Brasil

Existe uma questão brasileira que já leva muitos anos estampada nos noticiários de todo mundo: o narcotráfico. Já faz décadas que o Brasil sofre com uma espécie de guerra civil entre e polícia e o tráfico de drogas. A venda de drogas e outros bens ilícitos já existia no Brasil, mas foi a partir de meados dos anos 90 que as quadrilhas começaram a se armar. O Estado, combinado ao apoio da mídia, alimentou um retrato violento do tráfico.

Essa foi a maneira de legitimar o combate de guerra a essa atividade, segundo uma pesquisadora, socióloga e coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESEC) da Universidade Cândido Mendes. “O imaginário que demoniza as drogas justifica a violência”, declara.

Os menores deveriam ser enquadrados como vítimas ou criminosos?

Desse modo, uma questão começou a ser levantada na opinião púbica brasileira: a maioridade penal deveria ser reduzida no país? Essa é uma questão muito delicada, ainda mais quando falamos de um país que tem uma dívida histórica com o povo negro. Normalmente sendo eles majoritariamente os menores infratores.

Tradicionalmente, tem sido entendido que a minoria da idade era aquela em que o sujeito era incapaz de entender e distinguir entre o justo e o injusto. No entanto, não é aconselhável entrar para discutir sobre a capacidade de distinção. Como, por exemplo, resultaria daqueles adolescentes com desenvolvimento intelectual superior e que soubessem distinguir precocemente. Dessa forma eles deveriam ser tratados como adultos, pois a suposta base de irresponsabilidade não se aplicaria a eles, mas esse raciocínio não seria consistente.

A carência da educação de milhões de pessoas no Brasil

Já foi demonstrado que a base de uma sociedade sólida e justa é a educação. Por essa razão garantir o direito à educação infantil de crianças residentes em áreas rurais é um dos grandes desafios da sociedade brasileira atual. Com o intuito de enfrentar as consequências históricas, materiais e simbólicas, da negligência em relação à populações rurais pobres.

Dezenas de milhares de pessoas se manifestaram em todo o Brasil para protestar contra o congelamento dos gastos com a educação pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. O ensino médio é de responsabilidade dos estados. Muitos estados estão com problemas fiscais, porque na década de 1990 eles tomaram empréstimos do governo federal, que tratou essas dívidas inconstitucionalmente, cobrando juros sobre os juros. Por essa razão, muitos estados são economicamente insolventes.

O narcotráfico aumenta com a pandemia

Uma fato curioso sobre o tráfico de drogas na pandemia é que o consumo de droga não se viu de todo afetado. As estruturas do crime organizado na América Latina, de quadrilhas colombianas a “milícias” urbanas brasileiras e cartéis mexicanos, continuaram demonstrando seu poder em meio à pandemia.

E, embora alguns analistas apontem que, como qualquer outra empresa nessa crise global sem precedentes. Os grupos criminosos latino-americanos enfrentam uma crise existencial devido à interrupção severa de suas cadeias de suprimentos internacionais. Embora outros observadores destacam a resiliência e a influência contínua dessas empresas e organizações em toda a região.

O narcotráfico e o envolvimento com a corrupção

“A corrupção põe em risco a segurança e a vida dos cidadãos em todo o mundo”, disse o juiz Reis Friede, diretor do Centro Cultural da Justiça Federal do Brasil. “A corrupção custa vidas, especialmente quando as pessoas morrem por não receberem remédios ou cuidados, porque um político corrupto se apropriou dos fundos de um hospital público”.

Além de expor casos de corrupção nos altos escalões do governo brasileiro e a influência que as elites corporativas exercem nesse sentido. O juiz Friede indicou que a Operação Lava Jato e investigações paralelas causaram demissões em massa, multas milionárias e grandes perdas financeiras para as corporações envolvidas.