A origem dos sobrenomes no mundo

Sempre nos chega aquele momento de curiosidade extrema que gostaríamos de entender a nossa origem e da onde somos provenientes. Por isso acabamos nos interessando por descobrir a origem dos nossos sobrenomes. Através deles talvez poderíamos descobrir de qual parte do mundo a nossa família começou. Em contrapartida, a origem dos nossos nomes pode gerar um pouco de controvérsia. Na verdade, se queremos descobrir mesmo a origem dos nossos ancestrais deveríamos nos preocupar em organizar a nossa árvore genealógica.

Conhecer a origem de um sobrenome é uma tarefa relativamente complicada e talvez você desista no meio do caminho. Pode ser que você nunca encontre a origem do seu “Silva”. Isso porque você nunca encontrará um patriarca Silva que difundiu esse sobrenome por todo o mundo. Na verdade, naquela época, muitos homens se chamavam Silva e outros usaram esse sobrenome por ser bastante comum.

A Idade Média e o uso generalizado de sobrenomes

No passado, assentamentos, cidades e vilarejos eram organizados através de pequenas vilas. Isso fez com que todos se conhecessem e não fosse necessário ter mais de um nome para saber a quem estavam se referindo. Já na Idade Média, quando grandes cidades e feudos com densidade populacional suficiente começaram a se formar, foi quando surgiu a necessidade de poder diferenciar pessoas. Ali começa a história dos sobrenomes.

As pessoas pertencentes à nobreza adotaram o sobrenome da dinastia a que pertenciam ou com o nome do território conquistado. Dessa forma, além disso, eles mostraram dominação e diferenciação. Mas pouco tempo se passou para perceber que o sobrenome não era uma questão de classe social, mas de identificação, e logo a população comum também tinha um sobrenome. Espontaneamente, sobrenomes começaram a aparecer em lugares diferentes principalmente quando um reino conquistava outro. Os sobrenomes correspondiam ao local de origem da pessoa, seu ofício ou características físicas distintas.

Como surgiram os sobrenomes

Mais comum ou mais exótico, muito fácil ou quase impossível de pronunciar. A verdade é que cada sobrenome tem uma origem em algum momento da vida e isso é o que nos gera a curiosidade de conhecer e explorar as raízes familiares. Poder descobrir e averiguar da onde provem ou simplesmente conhecer quantas pessoas compartem o mesmo nome no mundo. Conta a lenda que o costume de levar sobrenome surgiu na China no ano 2850 a.C. Já na Europa, os primeiros sobrenomes remontam a idade média, quando a burguesia começou a ter acesso à propriedade privada e era necessário definir com precisão os herdeiros da família.

Sobrenomes toponímicos ou Gentílicos

Desse modo, outro tipo de sobrenome com o qual podemos encontrar são aqueles que fazem alusão a um nome. Se um homem se chamasse Rodrigo, seu filho seria conhecido como o filho de Rodrigo. Foi assim que o sobrenome Rodríguez se originou, o que significa o filho de Rodrigo.

Os sobrenomes patronímicos

Os sobrenomes, a priori, podem ser muito diferentes, mas se tomarmos um momento para analisá-los, seus significados serão carregados de lógica. Por essa razão os mais comuns, ainda hoje, são sobrenomes que respondem a uma região geográfica, como uma região ou cidade.

Pessoais ou descritivos

A terceira classe de sobrenomes é aquela que se refere ao artesanato da época. Do mesmo modo, aconteceu quando o sobrenome de outras pessoas foi dado por uma característica física que distinguia a pessoa que o adotou. Muitos sobrenomes atuais são b>uma mistura de outros ou a união de um sobrenome com outro, originando os sobrenomes compostos.

Sobrenomes traduzidos ou transliterados

Em outras culturas, a adaptação da cultura do sobrenome demorou mais tempo. Isso tornou suas regras completamente diferentes. Na China, por exemplo, pessoas que lidam com pessoas de outros países também incorporam um sobrenome internacional para favorecer seu trabalho. Ou seja, o sobrenome e até mesmo o nome são traduzidos e transliterados para poder fazer parte da sociedade em que a pessoa agora está inserida.