11 de dez de 2009

O bom debate sobre a Blogosfera (VI)


Acesso à internet cresce 75% em três anos no Brasil

Por Edson Sardinha, no Congresso em Foco

Pesquisa divulgada hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que aumentou em 75,3%, entre 2005 e 2008, o número de brasileiros que acessam a internet. No ano passado, 56 milhões de pessoas a partir de dez anos acessaram a internet pelo menos uma vez. O número corresponde a 34,8% da população do país. Em 2005, o percentual de brasileiros que haviam entrado na rede mundial de computadores era de 20,9%.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2008 sobre Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal. Em três anos, também saltou de 36,6% para 53,8% o percentual de pessoas com telefone celular. Para 44,7% desses brasileiros, cerca de 38,6 milhões de pessoas, o celular era o único telefone para uso pessoal.

A pesquisa mostra ainda mudanças no principal motivo que leva as pessoas a usarem a internet. A educação ou o aprendizado – razão apontada por maior número de pessoas em 2005 – caiu para o terceiro lugar dos motivos em 2008. No ano passado, 83,2% das pessoas disseram usar a internet para se comunicar com amigos ou familiares.

A própria residência foi o local de onde mais as pessoas acessaram a internet em 2008 (57,1%). O local de trabalho caiu para o terceiro lugar, com 31%, ficando atrás dos centros públicos de acesso pago, as lan houses, com 35,2%.

A Pnad mostra ainda que praticamente dobrou o número de pessoas com acesso a internet em banda larga. O percentual passou de 41,2%, em 2005, para 80,3% em 2008.

Acesse a íntegra da pesquisa do IBGE, clique aqui.

Postagem relacionada: "O bom debate sobre a Blogosfera (V)",
clique aqui.


Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.