12 de nov de 2009

O bom debate para o Brasil 2010 (VII)

Dilma (PT) X Serra (PSDB)

Por Fábio Rodrigues

Cada dia que passa verificamos que um caminho sem volta para o bom debate na eleição presidencial de 2010 é a forma plebiscitária (duas opções de governo) que tomará conta do cenário. Não tem mais jeito e como a própria Ministra Dilma já comentou: o povo tomou gosto de comparar os governos Lula e FHC.

Ficamos muito felizes em ver que a sociedade assume essa posição ativa nesse debate. Pois demonstra uma conscientação política maior e que não temos uma "memória tão fraca" assim. Muitos lembram muito bem do que se passou no Brasil de 1995 até 2002 com o FHC (PSDB) e de 2003 até 2009-2010 com o Lula (PT) à frente da Presidência da República.

Quem gostou e gosta do modo petista (Lula) de governar e quiser a continuidade dessa gestão voltada para a inclusão social, geração de emprego e renda, defesa do patrimônio público votará em Dilma (PT). No entanto, quem gostou do modo psdebistas (FHC) de governar o Brasil e quiser o retorno do modelo executado por ele votará no Serra (PSDB).

Outro aspecto muito importante que verificamos é a forma como a Ministra Dilma vem subindo nas pesquisas eleitorais. Na última sondagem feita pelo Vox Populi/Band (10/11/2009) verificamos uma dimunuição de 8 pontos percentuais entre Dilma, a candidata de Lula, e Serra, o candidato de FHC. Pois Dilma subiu 4 pontos e Serra caiu 4 pontos.

Vamos para os números:
Serra (PSDB - FHC) - 40% (anterior) 36% (atual) - caiu 4%
Dilma (PT - Lula) - 15% (anterior) 19% (atual) - subiu 4%

A diferença que era de 25% passou para apenas 17%, tendo uma diminuição de 8%. A disputa está ficando boa! Temos a certeza que com mais duas pesquisas e essa aceitação que a Ministra Dilma está tendo, já teremos um cenário de empate técnico.

E isso tudo sem contar com a desistência do companheiro Ciro Gomes (PSB) da disputa presidencial para disputar a eleição para Governador de São Paulo, em favor da candidatura de Dilma e da possibilidade de acabar com a hegemonia do PSDB no Governo do Estado de São Paulo. Que sem dúvida possibilitará uma transferência de votos de Ciro (13% de votos) para Dilma muito grande.


Matéria relacionada: "Pesquisa Vox Populi mostra recuperação de Dilma e queda de Serra em intenções de voto", clique aqui.

Postagem relacionada: "O bom debate para o Brasil 2010 (VI)", clique aqui.


Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.FábioRodrigues.com
Contato: fabiorodrigues@fabiorodrigues.com


6 comentários:

  1. Muito bem.. Vamos á luta e eleger a Dilma..
    O Brasil sabe quem é, quem foi e quem poderá ser melhor!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nenhum dos dois.

    Nem o entreguismo do PSDB, nem lotação de camaradas nas empresas. Chega de mensalão e tantas outras mazelas. Chega de 'companheiros' desqualificados tomando decisões.
    O PT jogou a sua historia no lixo para se manter no poder.

    Precisamos de uma terceira via.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Djamir, nem um nem outro são farinha do mesmo saco. Vc disse uma coisa certissima,"chega de de companheiros desqualificados tomando decisões".

    ResponderExcluir
  4. Vamos por parte.

    Dionny, sem dúvida precisamos nos colocarmos como sujeitos ativos nessa luta que será a eleição presidencial 2010. Verificamos que você já estar disposta a participar do bom combate e defender a candidatura da Ministra Dilma. Siga em frente, somos muitos nesse mesmo sonho.

    Adjamir, não acredito que seja lotação de camaradas nas empresas pura e simples. São as devidas ocupações de espaços previstas em nosso sistema público. E tbm acredito que você leva para um lado pejorativo e um pouco preconceituoso a pessoa ser camarada ou companheiro.

    E quando você diz: "Chega de 'companheiros' desqualificados tomando decisões. O PT jogou a sua historia no lixo para se manter no poder." Quais são esses companheiros desqualificados? Hoje temos uma equipe Ministerial, pra citar um exemplo, muito competente, pois passou por essa crise econômica mundial e o Brasil deu um banho de equilíbrio financeiro. Você não acha?

    O PT não é apenas os seus políticos com mandatos e seus agentes ocupantes de cargos públicos. Isso é uma grande diferença do partido. Ele tem uma imensa militância voluntária. Nada de pagar pessoas para ser miliante do partido. Sendo assim, o PT nunca vai jogar sua história no lixo, pois a história não é de 1.000 (mil) cidadãos, e que alguns desses, muito poucos, tiveram atitudes erradas diante o cenário político.

    O PT são mais de 1.000.000 (milhão) de cidadãos apaixonados pela democracia, pela justiça social, pelos movimentos sociais, pela luta pelos direitos humanos, entre outras bandeiras que honra essa batalha de ideias, propostas, atitudes e forma de governar.

    Que "terceira via" seria essa? Marina (PV) seria a opção. Nesse momento que temos o PSDB querendo voltar para o comando do Governo Federal. A esquerda não pode ser amadora, Marina é sim um bom nome, mas precisamos saber que o projeto coletivo das esquerdas no país prefere a continuação do Governo Lula, e o nome para isso é o de Dilma (PT).

    Anônimo, quando você diz "são farinha do mesmo saco" acredito que leva para generalização e com isso não contribui muito para o bom debate. A diferença é visível entre os governos FHC (PSDB) e Lula (PT). Os números em favor de Lula estão na mesa, não ver quem não quer.

    Abraço fraterno aos três e obrigado pelos comentários, mesmos não concordandos com alguns, mas sendo respeitando-os.

    Fábio Rodrigues.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Fábio, sua mensagem é sutil e democrática; um lado e outro percisam ser mesmo comparados.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Eudes,

    A comparação não pode ser suprimida, pois revela o modo como os dois partidos favoritos a sucessão presidencial (PT e PSDB) realizam suas gestões.

    A população estará atenta a esse bom debate e não deixará ser manipulada pelas TVs ou jornais impressos.

    Esperamos seu retorno aqui no blog.

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.