11 de nov de 2013

Os piores serão escolhidos se os bons não forem reconhecidos!

para o Blog do Fábio Rodrigues

"Esperança: a capacidade dos bons reagirem aos maus detentores do poder"

"Proposição: os bons devem estar preparados e cada vez mais atentos quanto às informações disseminadas e não devem se submeter nunca ao medo, à subserviência ou ao assédio moral, por mais aterrador que seja."

"Reflexão: para que o mal seja feito, basta que os bons não façam nada!"

"Os piores serão escolhidos se os bons não forem reconhecidos". E a culpa é nossa! Ao votar oferecemos ao candidato um papel em branco com nossa assinatura para que ele o preencha. Ainda estamos aprendendo a votar. A constatação é facilmente comprovada ao visualizarmos a mediocridade política hoje vivenciada.

A imprensa também tem contribuído nesse processo da mesmice eleitoral. Quem disse que a imprensa foi criada apenas para divulgar os fatos de forma nua e crua? Para que servem então os comentaristas políticos?

Dificilmente vemos na imprensa escrita, falada, televisada ou pelos diversos caminhos da Internet referências sobre a pouca competência de políticos para abordar Programas, Projetos, Missão, Estratégias, Visão de Futuro.

Ao tratar de temas voltados à "conscientização política" sempre me vem a idéia imperativa de formar o gestor público como pré-requisito para candidaturas, seja no Executivo ou no Legislativo. Por que não refletir sobre a viabilidade da proposta? A imprensa poderia, e muito, contribuir com as mudanças em nossa cultura política. O caminho sugerido seria um bom começo.

É de Winston Churchil a observação de que “a democracia é o pior dos regimes, com exceção de todos os outros”. Ou seja, é o regime político suportável, na falta de um outro.

Década de quarenta. Churchil negociava o fim da segunda guerra mundial. À época os meios de comunicação eram limitados, de acesso restrito a poucos ouvidos e pouquíssimos olhos.

As informações circulavam em boas doses de espaços de tempo entre o fato e a notícia.

O que mantinha a população relativamente desinformada. Sem televisão, sem internet, sem marqueteiros, enfim, sem comunicação de massa e pouca possibilidade de manipulação da opinião coletiva, líderes emergentes tinham que demonstrar capacidade e competência.

De lá para cá muita coisa mudou! A tecnologia da comunicação, as mídias disponibilizadas e a velocidade com que podem ser fabricadas e disseminadas as informações tornam mais vulneráveis o imaginário coletivo.

Não existiam, como hoje, os instrumentos modernos de mídia e profissionais especializados para “fabricá-los” e “vendê-los”, como fazem com um sabonete.

Hoje candidatos são lançados no mercado com marca, embalagem e imagem desejada pela população. Aquela que é supostamente detectada como ideal através de pesquisas.

Como há bons e maus sabonetes no mercado, há bons e maus candidatos lançados. A diferença é que o sabonete você troca na próxima compra. O candidato somente após alguns anos. Muitas vezes, o tempo se estende além da imaginação.

Os caminheiros constatam com tristeza que o regime democrático, com o tempo, sofreu sensível piora. Seria heresia dizer que a evolução tecnológica no campo da comunicação contribuiu para tornar o regime menos aceitável.

O regime vem perdendo o charme de ser da tribo, pela tribo e para a tribo. Quem está no poder assume hoje a democracia como regime administrável segundo suas idéias e defesa de seus grupos. Essa atitude não só dificulta como impede, às vezes com truculência, o surgimento de novas lideranças.

Ao votar não deixe de ponderar que você está fazendo história e construindo no presente os cenários das gerações do futuro, incluindo seus filhos e netos. Pense nisso! Meditemos juntos!

Planeta Terra, 20 de outubro de 2009
Acesse meu site
Mauronunes.com
Veja meu blog
Reflexão de Caminheiro
Faça Comentários, entre em contato: mauronunesp@gmail.com

*Consultor de Estratégias empresariais e governamentais. Facilitador de Cursos de Gestão Estratégica.
Contribuições aos Sistemas Sebrae Unimed e O Boticário. Professor universitário, Diretor de Estratégias do Sebrae Nacional. Co-autor do Plano de Prioridades para as MPEmpresas brasileiras. Membro do movimento que criou o Sistema Nordeste de Apoio às MPE. Missão propositva de políticas de apoio aos pequenos negócios em Angola. Fundador da Institução (NAI), uma das inspiradoras da criação do Sebrae.

Postado originalmente às 15:13 - 20/10/2009.


Postagem relacionada: "Nosso futuro depende dessa luta entre políticos por vocação e políticos por profissão.", clique aqui.



Comente nossas postagens! Com problemas para comentar? (clique aqui)

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com



http://www.publicamundo.com
 

10 comentários:

  1. Marcos Albuquerque8 de abr de 2012 13:14:00

    Você é o nome que o povo do Recife precisa conhecer e reconhecer. Fábio Rodrigues 2012 eu voto.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigues,

    Já que o DEM se posicionou contra o Demóstenes, o PT poderia dar exemplo se posicionando contra o Delúbio e José Genoíno. Não acha?

    Fico curioso porque sempre escrevo mas você nunca se posiciona sobre os meus posts...

    ResponderExcluir
  3. Marcos, dom dia.

    Agradeço o reconhecimento, mas não sei se ainda estou preparado para enfretar a casa das raposas.

    Essas casas legislativas a regra é a corrupção, a excessão é fazer a coisa certa honesta.

    Assim sendo, estaria a até dispostos a enfretar quantas raposas ficasse na minha frente, mas precisamos também através do voto "matar" um bocado de raposas, não os reelegendos.

    Precisamos não renovar os mandatos desses parlamentares que tem 3,4,5, ... 10 mandatos, pois não contribuem em quase mais em nada para o bem comum, querem apenas continuar sangrando o dinheiro público.

    Renovação já, não vote em nenhum vereador que tem mandato, simples assim, e veremos que já terá uma melhoria considerável dessa pocilga que é as casas legislativas.


    Abraço fraterno,

    Fábio Rodrigues.
    www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
    www.Facebook.com/BlogdoFabioRodrigues

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, bom dia.

    Não me lembro de deixar algum comentário sem resposta. As vezes demoro, mas sempre procuro responder.

    Legal era você colocar algum nome, mesmo que não seja o seu, apenas para facilitar uma busca posterior, para ver se de fato não respondi seu comentário.

    Mas vamos lá!

    "Já que o DEM se posicionou contra o Demóstenes"
    o DEM até agora não fez nada, vc precisa concorda comigo né, pois disse apenas que iria expulsar o Senador, porém ele mesmo pediu para sair.

    Quero ver o DEM dar o exemplo e pedir o mandato de Demostenes, que não é dele e sim do DEM. Agora anônimo me responde isso. Por que o DEM não tem coragem para pedir o mandato do DEMostenes no TRE-GO?

    Vou adiantar minha resposta para facilitar a tua. É porque o DEM tem medo de DEMostenes jogue toma merda no ventilador, ai seria muito mais DEMonianos caindo junto com ele!


    "PT poderia dar exemplo se posicionando contra o Delúbio e José Genoíno. Não acha?", quanto a segunda parte, quero que você me traga provas incontestes, estilo essas gravaçõesda Polícia Federal contra DEMostentes (PFL/GO). Pois não tem provas materiais contra nenhum dos dois, apenas verboragia do planfleto mais sujo do Brasil que tem gente que chama de revista, que é a Veja, esta inclusive a serviço dos políticos de direita e de alguns bicheiros.

    O que você quer mais. E só lembrando, talvez tenha respondido seus comentários anteriores, mas como vc talvez não volte na postagem correta pensa que não respondi.

    Não me isento de nenhum bom debate, nunca me isentei e não será agora que estou ficando velho que vou me isentar.

    Abraço fraterno,

    Fábio Rodrigues.
    www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
    www.Facebook.com/BlogdoFabioRodrigues

    ResponderExcluir
  5. Fábio, você nunca me respondeu e não respondeu quase nenhum dos anônimos desde Abril '._.

    ResponderExcluir
  6. http://www.blogdofabiorodrigues.com.br/2012/04/o-bom-debate-para-recife-2012-iv.html#comment-form

    Por exemplo aqui...

    ResponderExcluir
  7. http://www.blogdofabiorodrigues.com.br/2012/04/o-bom-debate-para-recife-2012-ii.html#comment-form

    http://www.blogdofabiorodrigues.com.br/2012/06/o-bom-debate-para-recife-2012-v.html#comment-form - Não rebatesse ninguem aqui

    http://www.blogdofabiorodrigues.com.br/2012/06/frase-do-mes-maio-de-2012.html#comment-form - Nem aqui

    http://www.blogdofabiorodrigues.com.br/2012/05/o-bom-debate-para-joao-pessoa-2012.html#comment-form - Não respondeu depois da sua resposta aos outros

    http://www.blogdofabiorodrigues.com.br/2012/06/eleicoes-2012-seu-voto-e-decisivo.html#comment-form - Respondeu aos primeiros apenas.


    Bem, e outros exemplos de pessoas não respondidas.

    Meu pedido é : Vamos discutir os problemas da cidade?

    O que tem de mal nisso? Me responda por favor

    ResponderExcluir
  8. Fábio, você tem certeza que não se esquiva de debates?

    Quando você nos brindará com um post sobre o SMS de Vacarezza pra Cabral?

    Quando o partido irá se manifestar sobre este fato perante a opinião pública? Afinal, existem provas incontestáveis da mensagem que foi enviada, certo?

    PS: Lembre-se que o relatório da PF relata que exista um esquema de pagamento a deputados, ou você realmente acredita que a mulher de João Paulo Cunha (presidente da AL na ocasião) foi ao Banco Rural pra pagar a conta da TV a cabo? E não pra sacar 60 mil da conta de Marcos Valério? O PT se manifestou sobre este caso também?

    Não se acovarde destas perguntar por favor. Responda objetivamente, por gentileza.

    É incrível mas você continua o mesmo cego ideológico da CHESF de sempre.

    ResponderExcluir
  9. Fábio não tem o que comentar ou responder desses questionamentos acerca dessas safadezas. TODOS nos já sabemos da safadeza.

    Engraçado é que ele bota uma imagem do Demostenes em relação ao DEM...mas esquece que PT...PSDB...PFL...e outros não possuem diferenças, é tudo cheio de ladrão mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Ele devia tirar a imagem de Demóstenes e colocar a dele...

    Quem acoberta a safadeza do PT não pode falar de honestidade.

    ResponderExcluir

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.