8 de out de 2009

O bom debate para Paraíba 2010 (XI)

Ricardo Coutinho (PSB) x José Maranhão (PMDB)

Por Fábio Rodrigues

A disputa pelo Governo da Paraíba já começou. Isso mesmo, um ano antes das eleições já temos um espírito que a campanha já está nas ruas. E será que o TRE pode fazer alguma coisa para acabar com isso?

Isso foi demonstrado claramente com o troca-troca de partido pelos parlamentares, nos quais tiveram dois destinos preferidos: Ricardo Coutinho (PSB), o Mago, ou José Maranhão (PMDB). A infidelidade partidária foi para o espaço. Pra que respeitar os partidos? Eles não são democraticados e muito menos ideológicos? Por que o político ser fiel a um partido infiel?

Mesmo diante todo essa bagunça partidária, ainda acredito que os partidos devem sim ser a instância detendora do mandato. Porém, devem-se ajustar as novas demandas socias. Precisam ser verdadeiramente democráticos, não podem ter "DONOS" e sim líderes comandando os partidos. Precisam acabar com essa forma autoritária e sumária de destituir as direções inferiores pelas instâncias superiores, sem o mínimo de contraditório e ampla defesa. Os partidos não devem ser apenas um balcão de negociação de cargos e benesses, devem ser espaços de debate e formulação de políticas públicas para melhorar a vida da sociedade como um todo.

Voltando para a disputa estadual o que temos de novo é a pesquisa realizada pelo Instituto Opinião / PB Agora. Os números as vezes incomodam aqueles que estão perdendo, que logo partem para desacreitar o trabalho feito com um mínimo de profissionalismo. Pesquisa não é a verdade absoluta do resultado do pleito, mas é sem dúvida um indicativo que a população está inclinada para tais tendências.

Posto isso, e não querendo menosprezar que tem muito chão pela frente, a possível candidatura do Mago começa a ganhar "biotônico fontoura". A pesquisa indica a seguinte fotografia: Ricardo (PSB) tem 35,4 %, Maranhão (PMDB) 34,6% e Cícero (PSDB) 12,4% na disputa pelo governo da Paraíba nas eleições de 2010. E ainda: Ricardo tem a melhor média entre os jovens e Maranhão entre os idosos. Clique aqui e acesse a pesquisa do 1º turno no PB Agora.

Não fosse o bastante ainda tem mais: Ricardo ganharia num eventual 2º turno do atual governador Maranhão com uma diferença de 10 pontos percentuais. O prefeito Ricardo Coutinho aparece com 47,2% e o governador José Maranhão com 37,4%. Pense que essa pesquisa da deixando muita gente com o "cabelo em pé". Clique aqui e acesse a pesquisa do 2º turno no PB Agora.


Postagem relacionada: "O bom debate para Paraíba 2010 (X)", clique aqui.



Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.FabioRodrigues.com
Contato: fabiorodrigues@fabiorodrigues.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.