29 de set de 2009

Renovação política. Um ato de cidadania.


Por Fábio Rodrigues

Para não ficarmos muito perdidos no tempo é válido ressaltar que a democracia brasileira é muito nova e ainda está precisando de uma consolidação maior. Retomamos o Estado Democrático em 1985, ou seja, apenas 24 anos.

A alternância de poder é sem dúvida uma evolução da democracia participativa. Durante o tempo que participei do movimento estudantil na UFPE defendi que a permuta de pessoas no poder é salutar para a instituição e para a coletividade. Ninguém tem o direito de achar que é insubstituível, que o outro não conseguirá desempenhar as atividades da mesma forma ou até da melhor forma. A mudança quebra as possíveis teias da corrupção, quebra o marasmo, oxigena as instituições, incentiva o bom debate.

Defendi também a participação da mulher na frente das decisões coletivas. Na sucessão de nossa primeira gestão no Diretório Acadêmico de Administração (DAAD) fomos os vanguardistas em colocar a primeira Presidente do DAAD uma menina. Não só tivemos a ideia e a vontade de fazer, fomos lá e fizemos.

Isto posto, para dar uma levantada num tema bastante vigente, acredito que a renovação política se faz necessário nesse péssimo cenário de representação parlamentar que vivemos atualmente. Muitos políticos de plantão só pensam em levar vantagem em tudo. Corrupção, clientelismo, patrimonialismo, nepotismo, mordomias, carteiradas, licitações superfaturadas, caixa 2, compra de votos, abuso do poder econômico, são estas mazelas que muitos agentes públicos possuem e já incorporaram no seu DNA.

Para mudar essa situação precisamos da união dos cidadãos, mobilização social e atitude para fazer surgir novas lideranças populares. Precisamos incentivar nossos familiares, vizinhos, amigos, colegas que tenham ideias novas e vontade de fazer da política uma fonte de transformação da sociedade a entrarem num partido e se candidatar a um cargo público.

Pessoas que não mais aguenta tanta roubalheira, tanta cretinice, tanta imoralidade. Estão de fato indignadas e precisam sair da inércia e se filiar a um partido político. Você tem o prazo até o dia 2 de outubro de 2009 (sexta-feira) para se filiar e ter direito a concorrer nas eleições de 2010. Procure um partido e faça acontecer, não espere apenas nos outros a transformação que você quer ver no seu Estado ou no seu País. Seja sujeito dessa mudança.

Ou você quer ficando apenas esculhambando os políticos na sala de estar assistindo o noticiário policial? Você vai deixar que apenas oportunistas e aproveitadores sejam os seus representantes e ganhem muito bem para trabalhar com interesses obscuros?

Como bem disse o Presidente Lula: "Você serão os políticos de amanhã. Em vez de desanimarem quando vocês virem na televisão roubalheira, notícias de deputados, de senadores, em vez de desanimarem na buscas de um político perfeito, vocês têm que entrar na política, porque o político perfeito que vocês querem pode não estar em mim, mas pode estar dentro de vocês. Então, assumam a responsabilidade pelo destino deste país”.

Para você ser candidato verifique as condições de elegibilidade:

Constituição Federal 1998 Art. 14:

§ 3º - São condições de elegibilidade, na forma da lei:
I - a nacionalidade brasileira;
II - o pleno exercício dos direitos políticos;
III - o alistamento eleitoral;
IV - o domicílio eleitoral na circunscrição;
V - a filiação partidária;
VI - a idade mínima de:
a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;
b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;
c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;
d) dezoito anos para Vereador.

§ 4º - São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.




Você vai renovar o mandato do Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador e Governador do seu Estado?

Postado originalmente às 23:13 - 20/09/2009.



Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.FabioRodrigues.com
Contato: fabiorodrigues@fabiorodrigues.com


4 comentários:

  1. Fábio, esse seu texto foi escrito a quase 3 anos mas está muito atual. Excelente, fiquei emocionada com a energia positiva que vc passa nele, que podemos sim fazer uma sociedade melhor. Avante!

    ResponderExcluir
  2. Meu maior sonho, se vivo ainda estiver, é votar nesse menino chamado Fábio Rodrigues. Ele vai longe e quem duvidar vai ficar com a cara no chão.
    Mario Pessoa

    ResponderExcluir
  3. Bando de babão de Fábio, deve ser um dos mensaleiros que vivem das indicações políticas. Fábio já está em outra, ou melhor, em outro, soube que está de mala pronta para ir pro PSOL.

    ResponderExcluir
  4. Ricardo deixa de ser chato rapaz. E você é quem? Viúva do PSDB de FHC, Serra e companhia?

    Voto em Fábio em qualquer partido de esquerda e para qualquer cargo, um militante aguerrido e que ainda vai dar muita dor de cabeça para os políticos picaretas. Eu acredito.

    ResponderExcluir

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.