12 de jul de 2009

O bom debate para Paraíba 2010 (V)

Luiz Couto X Luciano Cartaxo

Por Fábio Rodrigues

Que o PT na Paraíba está dividido, isto todo mundo já sabe. Porém, o que isso vai gerar para 2010 ainda é uma incógnita? Temos no momento duas vertentes possíveis: 1 - a candidatura natural da reeleição da chapa Maranhão (PMDB) / Cartaxo (PT); 2 - a aliança do PT com Ricardo Coutinho (PSB) na chapa majoritária.

No caso da primeira vertente conseguir êxito dentro do partido, fica a dúvida como a tendência do Deputado Federal e Presidente Estadual do partido Luiz Couto (PT) reagirá, pois o mesmo já disse que só sairá como candidato a Senador se for ao lado do Mago (Ricardo Coutinho).

Tendo a segunda alternativa como pano de fundo como ficaria a posição do atual Vice-governador Luciano Cartaxo (PT) na chapa? Ele aceitaria uma simples suplência na chapa de Senador ou quem sabe partiria para disputar a vaga de Couto na Câmara dos Deputados?

De uma coisa tenha certeza, essa definição precisa ser baseada em um projeto maior de desenvolvimento do Estado e não apenas em projetos políticos pessoais. O PT precisa relembrar da derrota esmagadora que sofreu na eleição municipal em 2004 em João Pessoa, na qual a disputa interna entre Avenzoar e Ricardo terminou gerando uma verdadeiro esvaziamento de grandes lideranças do PT, nas quais foram para o PSB.

O PT, diferentemente dos outros estados do Nordeste, ainda não conseguiu mostrar estatura de um partido que tem o posto máximo no Executivo Federal. O Presidente Lula já está no poder a 6 anos e meio e o único estado da região onde isso muito pouco contribuiu para o fortalecimento da legenda foi na Paraíba.

Enfim, o PT precisa buscar alternativas de crescer nesse momento de ascenção do partido em plano nacional, a oportunidade é essa em se afirmar como alternativa da esquerda no Estado. Não adianta querer dividir, o momento é de multiplicar e buscar como referencial um projeto e não uma pessoa ou uma liderança. O recado está dado e esperamos não ver o filme de 2004 em 2010!

Postagem relacionada: "O bom debate para Paraíba 2010 (IV)", clique aqui.


Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.FabioRodrigues.com
Contato: fabiorodrigues@fabiorodrigues.com

2 comentários:

  1. So uma correção o PT sofreu duas derrotas esmagadoras: 2010 de Luiz Couto para Cicero Lucena (PSDB) e 2004 de Avenzoar para Ricardo Coutinho (PSB)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,

    Obrigado pela correção do ano da disputa de Ricardo e Avenzoar, de fato foi em 2004, corrigi no texto. No blog a interação é legal, pois possibilita esse tipo de retificação.

    Acredito que tenha se confundido quanto a Couto e Cícero, 2010 ainda nem chegou. O ano foi 2000 e não foi tão esmagadora como a de 2004, e Cícero concorria a reeleição.

    2000:
    1º - PSDB - Cícero - 74% votos válidos.
    2º - PT - Couto - 21% votos válidos.

    2004:
    1º - PSB - Ricardo - 64,4% votos válidos.
    2º - PSDB - Ruy - 30,8% votos válidos.
    3º - PT - Avenzoar - 3,28% votos válidos.

    21% e 3,28% são bastante diferentes.

    ResponderExcluir

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.