16 de mai de 2009

O bom debate para Paraíba 2010

Ricardo Coutinho (PSB)

Por Fábio Rodrigues

Hoje já é público, notório e indiscutível a candidatura do prefeito (reeleito) de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB) ao Governo do Estado. Como bem disse o líder do PSB na Câmara de Vereadores de João Pessoa, o vereador Bira, a candidatura de Ricardo independe da vontade dele, pois o povo exige sua postulação.

Não temos mais espaço na Paraíba para a dicotomia Cassista e Maranhista. O novo se faz necessário. Pois a Paraíba sofre com um desenvolvimento econômico e social pífio, devido aos projetos políticos pessoais estarem à frente dos projetos políticos desenvolvimentistas.

Recentemente o portal PB Agora divulgou uma pesquisa sobre as eleições 2010 e adivinhem qual o resultado? 2º turno entre o atual Governador Maranhão (PMDB) e Ricardo (PSB), saindo vitorioso Ricardo no 2º turno. Vejam a pesquisa completa clicando aqui. É um retrato momentâneo, mas que não pode ser desprezado ou minimizado.

Tem uns oposicionistas que ficavam falando que o Mago (apelido de Ricardo) não passava da ponte Sanhauá (interliga João Pessoa e Bayeux sentido ao interior), que não teria voto no interior, e as pesquisas deixam todos preocupadíssimos. Pois o Mago tem mais carne no interior do que os pessimistas profetizavam. Muita calma nessa hora!

Para quem não conhece esse militante pessoense, prefeito e futuro Governador da Paraíba seguem os dados coletados do site da Prefeitura Municipal de João Pessoa:

Natural de João Pessoa, Ricardo Vieira Coutinho tem 48 anos. Filho do casal Coriolano Coutinho e Natércia Vieira, ele é formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com especialização em Farmácia Hospitalar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tão logo terminou os estudos conquistou, via concurso público, uma vaga de farmacêutico no Hospital Universitário Lauro Wanderley.

O atual prefeito da Capital paraibana começou na carreira política ainda no movimento estudantil, quando foi presidente do Centro Acadêmico de Farmácia. Em 1984, Ricardo participou do histórico comício das Diretas-Já, no Rio de Janeiro. Foi quando o momento lhe proporcionou a oportunidade de entrar em contato com o movimento sindical.

Ele atuou na presidência do sindicato dos Farmacêuticos e, em 1990, foi fundador do SindSaúde. Na mesma década, fundou também o Departamento de Saúde da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB). Coutinho esteve ainda por duas vezes à frente do sindicato dos funcionários da UFPB.

Trajetória Parlamentar

Ricardo Coutinho foi eleito vereador de João Pessoa pelo Partido dos Trabalhadores (PT) por duas vezes, em 1992 e em 1996. Para o segundo mandato, em 96, obteve 6.917 votos, conquistando o primeiro lugar naquela eleição, registrando o maior número de votos até então recebidos por um vereador na Capital.

Em 1998 candidatou-se a deputado estadual, sendo o mais votado em João Pessoa. Em 2002, ainda pelo PT, foi reeleito com o maior número de votos do pleito: 47.912. Na Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba (AL-PB), Ricardo Coutinho foi presidente da Comissão de Saúde em dois mandatos.

No início do ano de 2004, sofrendo pressões e embates dentro PT, Ricardo deixa a legenda para se candidatar a prefeito da João Pessoa pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), vencendo as eleições com cerca de 65% dos votos da população pessoense.

Em 2008, ele se candidata à reeleição e, novamente, é conduzido ao cargo de prefeito da Capital paraibana. Neste pleito, ele obteve 262.041 votos, o equivalente a 73,8% do eleitorado.

Lembrando que Ricardo saiu do PT para disputar a eleição municipal em 2004 e quem foi o candidato do PT foi o ex-deputado federal Avenzoar Arruda, que ficou em 3º lugar na eleição, tendo apenas 11.003 votos, o equivalente a 3,28% do eleitorado. Hoje, pelo menos da última notícia que tive, encontra-se filiado ao PSOL.

Enfim, a Paraíba terá depois de 16 anos a possibilidade de sair da política do café com leite, e entrar de vez na política democrática, popular, transparente e de construção de novos projetos sustentáveis que gerem emprego, renda, auto-estima, saúde, segurança, educação, moradia, bem-estar social e muito orgulho de ser paraibano. Que venha 2010, pois muita luta será necessária para construção desse novo governo.



Comente nossas postagens! Com problemas para comentar? (clique aqui)

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com


15 comentários:

  1. Leandro Paz e Amor23 de mar de 2010 11:15:00

    Quero dar os parbéns pelas suas reportagens, são de muita importancia, continue assim, abraços!!

    ResponderExcluir
  2. MUITO FRACO...SOU MAIS MARANHÃO... É O ZÉ DE NOVO COM A FORÇA DO POVO

    ResponderExcluir
  3. Anônimo,

    Quem suporta o 4º governo de Maranhão?

    A força do povo vai eleger o "novo", um projeto vanguardista.

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  4. Leandro,

    Nós que agradecemos sua participação.

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  5. com essa aliança pfl e psdb jamais,jamais ricardo coutinho,cuidado com o senador efraim morais traidor.

    ResponderExcluir
  6. debater política....
    só a titulo de informação segundo o dicionário debate é sinônimo de discussão : em que os discutidores procuram trazer os assistentes à sua opinião, e não propaganda política como você está fazendo aqui, portanto meu caro Fábio acho que debate não é o foco do seu blog

    quero replica e te darei a tréplica

    Penny (The Big Bang Theory)

    ResponderExcluir
  7. Penny,

    Nós sempre estamos a disposição para puxar o bom debate nesse espaço democrático.

    Por que você diz que estou fazendo "propaganda política"? E pra quem?

    Queria dizer que meu blog (e esse blogueiro) tem um lado sim, o lado do povo, o lado dos movimentos sociais, o lado da justiça social. E esse site não é um meio de comunicação que precisa ser "imparcial".

    Esse lado que escolhemos é dos mandatários progressistas, no caso da Paraíba é Ricardo Coutinho e no plano nacional o Lula, que fará sua sucessora, a Dilma. Pois não deixam dúvida que trabalham pra justiça social de forma bastante sistemática.

    Qual o seu lado, qual sua bandeira, qual seu partido, qual sua ideologia?

    Estamos a disposição para ficarmos debatendo o que você quiser, pois lutaremos sempre pelo respeito a sua opinião, mesmo não concordando com ela.

    Abraço fraterno e quem venha várias tréplicas,

    Fábio Rodrigues.

    ResponderExcluir
  8. oie Fabio que bom que vc respondeu...
    não tenho partido, não preciso para fazer o que faço, luto em projetos de inclusão social nos quais não se precisa de dinheiro só carinho e atenção,mas o que me deixa mal, é sua colocação de que seu blog é para DEBATER, como vc afirmou acima jah tem opinião formada, a questão é que pessoas como vc estão alimentando um sistema falido no nosso estado não tem ninguém preocupado com o povo basta você ver o estado das crianças nas ruas de joão pessoa jah parou alguma vez pra saber o que se passa na cabeça daquelas crianças que ficam pedindo comida na praia(pergunta) pois meu caro não gaste suas energias querendo defender alguém que eh culpado por tanto descaso com as crianças da nossa cidade e do nosso estado, pois nem um dos dois ( prefeito e governador) instituíram durante seu governo políticas publicas de humanização para esses seres humanos pois eh mais fácil fechar o vidro do seu caro que dar atenção, digo isso pois vi no seu blog links de projetos sociais me interessei por isso mais vejo que vc faz parte do grupinho que alimenta o sistema afinal vc naum gasta seu tempo de graça não eh meu caro.
    Balela balela balela
    Doeu afimar que eh militante de Ricardo, pois eh chic para burgueses dizer que fazer parte de projetos e movimentos sociais e isso combina caom partido do qual vc levanta a bandeira.
    Pense bem meu caro pois vc pode se arrepender dos 30 segundos q vc vai passar na cabine de votação
    Vc pode gastar eles de maneira mais uteis como abrindo o vidro do seu carro e dizendo oie........
    Penny (The Big Bang Theory)

    ResponderExcluir
  9. Oi Penny,

    Primeiramente queria pedir desculpa pela demora na tréplica. Mas vamos lá!

    Eu que agradeço sua disposição de debater em nosso blog. Não obstante, nesse blog não tem debate né? O que isso que estamos fazendo aqui então?

    Sigamos em frente. Isso não é bem o foco de minha resposta. Tentarei fazer de forma gradual, tópico por tópico.

    Tenho a seguinte dúvida: "projeto de inclusão social sem dinheiro"? Isso existe aonde? Você precisa divulgar essa nova forma de gestão social.

    Não é porque tenho opinião formada que não podemos debater, não estou impondo nada. Estou mostrando qual o meu lado. Acho muito mais interessante jogar aberto do que querer ser "imparcial", e de fato ninguém consegue ser imparcial em plenitude. Respeito o contraditório, a divergência e a multiplicidade de visões.

    Quando você diz que "não tem ninguém preocupado com o povo" e você não está? Ainda continua: "nem um dos dois (prefeito e governador) instituiram políticas públicas de humanização para crianças na rua". Penny, por que você não se candidata para um cargo eletivo e resolve esse problema?

    Queria perguntar também porque você diz que "faço parte do grupinho que alimenta o sistema, afinal você não gasta seu tempo de graça". De onde você tirou essa informação?

    Não sou militante de Ricardo, sou um militante de esquerda. Nunca ganhei nenhuma benesse para defender os excelentes projetos da administração do PSB em João Pessoa, nem quero e nem preciso. Pois faço essa defesa na convicção que é o melhor para a coletividade pessoense. E a população querida de João Pessoa está aí para dizer a verdade.

    Chic? Não sou e nem pretendo ser. Sou trabalhador, batalhador e (eterno) estudante. Participar de projetos sociais não é uma bandeira de campanha ou promoção pessoal, é uma filosofia de vida pra mim. Poder ajudar o próximo faz bem para quem recebe e para quem se doa. Colaborar com aqueles que não tiveram a mesma sorte que nós de ter uma educação de qualidade, comida na mesa na três refeições, casa digna, família estruturada.

    Por fim, irei votar com a consciência tranquila, sabendo do significado e valor da escolha dos políticos honestos e atuantes. Quanto a abrir os vidros do carro acho que é pouco, devemos abrir a porta de nossos corações para as crianças abandonadas e marginalizadas por nossa própria sociedade.

    Parabenizo seu esforço por atuar nessa área social, você tem minha admiração. No entanto, não posso concordar que você precise diminuir as outras pessoas que não trabalham nesse seu setor.

    Abraço fraterno e que venha várias tréplicas,

    Fábio Rodrigues.

    ResponderExcluir
  10. penny

    nossa foi legal, ri bastante
    pesquisa sobre esses projeto antes de falar que naum existe!
    não te diminui pois enfatizei que no seu blog vc faz propaganda de algo que nem sabe do que se trata, isso eh que me revolta pessoas que fazem propaganda com isso promovem algo que naum fazem, em fim gastar meu tempo com isso jah se esgotou afinal nosso pais está em chamas e acho que jah deixei minha semente aqui
    boa noite

    ResponderExcluir
  11. Oi Penny,

    Lendo melhor: "Tenho a seguinte dúvida: "projeto de inclusão social sem dinheiro"? Isso existe aonde? Você precisa divulgar essa nova forma de gestão social."

    Estou perguntando Penny, em nenhum momento afirmei que não existia. Divulga aqui no blog isso!

    Lendo novamente: "No entanto, não posso concordar que você precise diminuir as outras pessoas que não trabalham nesse seu setor."

    Não necessariamente me inclui nessas "outras pessoas", não disse que você me diminuiu. Não fiquei em nenhum momento com raiva de um só palavra que você escreveu.

    Esperavamos outras tréplicas, quem sabe menos emotivas, pois acredito que você leu um pouco rápido minha resposta.

    Como você não tem interesse em gastar seu tempo com esse debate por aqui, registramos que estaremos sempre a disposição, inclusive de gastar nosso tempo respondendo todas suas indagações.

    Desejamos muita energia para tocar esse seu projeto social.

    Mas valeu apena, e como você diz no final a "semente" está plantada.

    Abraço fraterno e sincero,

    Fábio Rodrigues.

    ResponderExcluir
  12. Fábio, parabéns pelo modo que você conduz esse blog. Além de postagens interessantes e uma opinião bastante forte, você responde aos comentários de forma respeitosa e argumentativa. Você está na minha lista de sites que merecem uma visita diária. Siga firme nessa caminhada e saiba que muitos já admiram seu trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Renata,

    Sei que meu trabalho é meio de formiguinha, mas o que engrandece mesmo é a contribuição de tod@s através dos comentários e da divulgação para suas redes sociais do nosso blog.

    Ficamos feliz com todo esse seu elogio, sabendo que aumenta cada vez nosso responsabilidade para administrar esse blog.

    Seguir em frente com muito respeito a todos amigos leitores, inclusive aqueles que nos presenteiam com o contraditório, a divergência e o bom debate.

    Abraço fraterno,

    Fábio Rodrigues.

    ResponderExcluir
  14. Fábio, a Paraíba saiu das urnas com um novo projeto, esse que você já citava em 2009, democrático, popular, transparente e de construção de novos projetos sustentáveis que gerem emprego, renda, auto-estima, saúde, segurança, educação, moradia, bem-estar social e muito orgulho de ser paraibano. Avante Paraíba!

    ResponderExcluir
  15. Olá Marília,

    O povo paraibano acreditou que uma nova Paraíba é possível sim. O que Ricardo fez em João Pessoa demonstrou que uma nova gestão estadual está pra nascer.

    Abraço fraterno,

    Fábio Rodrigues.

    ResponderExcluir

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.