14 de jun de 2009

Até tu (Santa) Heloísa Helena?

Heloísa Helena (PSOL-AL)

Senado pagou 291 passagens aéreas para 11 ex-senadores. Até Heloísa Helena, quém diria

Na Folha Online, em Brasília

O abuso na utilização da cota de passagens não foi exclusividade dos atuais parlamentares. O benefício pagou 291 bilhetes aéreos para 11 ex-senadores viajarem com seus familiares, amigos e assessores entre fevereiro de 2007 e novembro de 2008, segundo levantamento do site Congresso em Foco.

Todos usaram os créditos de suas cotas que não foram gastos, mas já estavam afastados do Senado. O ato da Mesa que regulamentava o uso das passagens na época não impedia os parlamentares de utilizarem as sobras.

Segundo o site", quem mais se beneficiou do mecanismo foi o atual vice-governador do Maranhão, João Alberto de Souza (PMDB). Souza e seus convidados voaram 98 vezes com as passagens pagas com dinheiro público. Em seguida está, Rodolpho Tourinho (DEM-BA), com 79 voos, e Roberto Saturnino (PT-RJ), com 54. O ex-presidente do PFL (hoje DEM) Jorge Bornhausen (SC) e familiares também tiveram 13 viagens custeadas pelo Senado.

A relação dos ex-senadores que utilizaram ou cederam a cota para o voo de terceiros inclui o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) José Jorge, a presidente do PSOL, Heloísa Helena (AL), e o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PMDB-DF).

De acordo com a reportagem, também chama atenção o fato de servidores terem utilizado a cota de passagens de dois senadores que morreram no exercício do mandato. Duas ex-servidoras teriam viajado de Curitiba para Assunção, no Paraguai, com sete bilhetes aéreos emitidos na cota do senador Ramez Tebet (PMDB-MS), que morreu em 18 de novembro de 2006. As viagens ocorreram entre agosto de 2007 e 21 de janeiro de 2008.

A cota do ex-líder do PDT Jefferson Péres (AM), morto em 23 de maio do ano passado, custeou uma passagem. A ligação do usuário com o ex-senador ainda não foi identificada.

Diante das denúncias de utilização irregular da cota de passagens, o comando do Senado adotou no mês passado restrições para o uso do beneficio. A cota passou a ser chamada de verba de passagem e só poderá ser usada pelos senadores e seus assessores. Não existe mais as cotas suplementares para os membros da Mesa Diretora e lideranças partidárias.

O Senado também decidiu que não é mais permitido o acúmulo de créditos de um exercício financeiro para o seguinte --o que não for usado volta para o Senado. Ficou definido ainda que a utilização da verba de passagem pelos senadores será publicada na página do Senado em até 90 dias.


Fonte: Blog de Jamildo


Postagem relacionada: "Políticos e os discursos vergonhosos", clique aqui.

Postado originalmente às 17:00 - 08/05/2009.
(Novos comentários)



Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.fabiorodrigues.com
Contato: fabiorodrigues@fabiorodrigues.com

8 comentários:

  1. Que amor, não?? Ela (Heloísa Helena) se acha acima do bem e do mal!! Dona da ètica da moral!! E agora??? Esse pessoal do PSol acha que podem ganhar no grito e com cara feia!! É um absurdo as afirmações da vereadora, ex-senadora e presidente nacional do PSol de que está com a "consciência tranquila". E ainda tenta justificar seu ato com a frase: "Não sou parte dos bandos que patrocinam orgias com dinheiro público". E podemos nos atrever a perguntar, e por que não seria parte desse "bando"??? Talvez desse bando não... Pq é um ato pior ainda que os outros... Já nem era mais senadora e ainda continuou usufruindo das benesses!! Qual a diferença entre deputados e senadores (ATUAIS) darem passagens aos familiares e entre EX-SENADORA dar passagem p/ seu filho (fazer o quê, mesmo?)?? Do ponto de vista ético, não vejo diferença alguma... Talvez o ato da (SANTA) Heloisa Helena do PSol seja ainda pior... E realmente ELA não pertence a este bando...

    ResponderExcluir
  2. É meu caro, você tem razão. Ela deu uma passagem de avião pro filho dela. Toda a sua carreira e histórica política foi por água abaixo por causa disso...Ela já pode até ser comparada com Maluf.

    ResponderExcluir
  3. É bom sempre se informar bem antes de denunciar:

    http://www.psol.org.br/nacional/heloisa-helena/1455-declaracao-de-heloisa-helena

    http://www.psol.org.br/nacional/component/content/article/50-partido-socialismo-e-liberdade/1454-cretinice-ou-bandidagem

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,

    Isso não é uma denuncia, é um fato, é uma realidade. Aconteceu, você quer negar isso.

    Já li essas justificativas da Heloisa, que pra mim são fracas e inclusive já publiquei outra postagem falando sobre isso, pode olhar:

    "Que dizer vereadora Heloísa Helena que ações imorais, como a sua relativa às passagens aéreas, não importa a imoralidade da ação, basta ter um documento formal que autorize a prática que vale tudo."

    Opinião completa em: Políticos e os discursos vergonhosos - http://www.blogdofabiorodrigues.com.br/2009/05/politicos-e-os-discursos-vergonhosos.html

    ResponderExcluir
  5. Anônimo II,

    Quanto a sua dúvida se "Ela já pode até ser comparada com Maluf.", não acredito nisso.

    Porém, acredito sim que quem defende a moral e a ética na política não pode ter desvio de conduta, por menor que seja, por R$ 1,00 que seja.

    Não adianta dizer que foi pouco, que foi uma vez apenas, que seu histórico é muito bom. Errou, errou e errou.

    Tem que assumir e não sair atirando nos outros que estejam mais errados. Devemos nos basear e nos comparar com as pessoas corretas, as pessoas certas, nas ações e atitudes de vergonha. Não querer diminuir nossa culpa pelo defeito do outro.

    O que você tem a dizer e comparar a ação de Heloisa com de um pai de família trabalhador e honesto?

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  6. Que é honesto nessa porra de país?

    Esta porra só tem ladrão, uns roubam pouco outros milhões.

    ResponderExcluir
  7. Oi anônimo,

    E você não é honesto? Seu pai, sua mãe, seu irmão?

    O político honesto que procura pode ser você. Por que você não se candidata?

    Não acredito em generalizações, pois causam erros em ampla maioria.

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  8. Por que será que a HH desistiu da carreira política?

    ResponderExcluir

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.