31 de dez de 2013

Renovação política. Um ato de cidadania.


Por Fábio Rodrigues

Para não ficarmos muito perdidos no tempo é válido ressaltar que a democracia brasileira é muito nova e ainda está precisando de uma consolidação maior. Retomamos o Estado Democrático em 1985, ou seja, apenas 24 anos.

A alternância de poder é sem dúvida uma evolução da democracia participativa. Durante o tempo que participei do movimento estudantil na UFPE defendi que a permuta de pessoas no poder é salutar para a instituição e para a coletividade. Ninguém tem o direito de achar que é insubstituível, que o outro não conseguirá desempenhar as atividades da mesma forma ou até da melhor forma. A mudança quebra as possíveis teias da corrupção, quebra o marasmo, oxigena as instituições, incentiva o bom debate.

Defendi também a participação da mulher na frente das decisões coletivas. Na sucessão de nossa primeira gestão no Diretório Acadêmico de Administração (DAAD) fomos os vanguardistas em colocar a primeira Presidente do DAAD uma menina. Não só tivemos a ideia e a vontade de fazer, fomos lá e fizemos.

Isto posto, para dar uma levantada num tema bastante vigente, acredito que a renovação política se faz necessário nesse péssimo cenário de representação parlamentar que vivemos atualmente. Muitos políticos de plantão só pensam em levar vantagem em tudo. Corrupção, clientelismo, patrimonialismo, nepotismo, mordomias, carteiradas, licitações superfaturadas, caixa 2, compra de votos, abuso do poder econômico, são estas mazelas que muitos agentes públicos possuem e já incorporaram no seu DNA.

Para mudar essa situação precisamos da união dos cidadãos, mobilização social e atitude para fazer surgir novas lideranças populares. Precisamos incentivar nossos familiares, vizinhos, amigos, colegas que tenham ideias novas e vontade de fazer da política uma fonte de transformação da sociedade a entrarem num partido e se candidatar a um cargo público.

Pessoas que não mais aguenta tanta roubalheira, tanta cretinice, tanta imoralidade. Estão de fato indignadas e precisam sair da inércia e se filiar a um partido político. Você tem o prazo até o dia 2 de outubro de 2009 (sexta-feira) para se filiar e ter direito a concorrer nas eleições de 2010. Procure um partido e faça acontecer, não espere apenas nos outros a transformação que você quer ver no seu Estado ou no seu País. Seja sujeito dessa mudança.

Ou você quer ficando apenas esculhambando os políticos na sala de estar assistindo o noticiário policial? Você vai deixar que apenas oportunistas e aproveitadores sejam os seus representantes e ganhem muito bem para trabalhar com interesses obscuros?

Como bem disse o Presidente Lula: "Você serão os políticos de amanhã. Em vez de desanimarem quando vocês virem na televisão roubalheira, notícias de deputados, de senadores, em vez de desanimarem na buscas de um político perfeito, vocês têm que entrar na política, porque o político perfeito que vocês querem pode não estar em mim, mas pode estar dentro de vocês. Então, assumam a responsabilidade pelo destino deste país”.

Para você ser candidato verifique as condições de elegibilidade:

Constituição Federal 1998 Art. 14:

§ 3º - São condições de elegibilidade, na forma da lei:
I - a nacionalidade brasileira;
II - o pleno exercício dos direitos políticos;
III - o alistamento eleitoral;
IV - o domicílio eleitoral na circunscrição;
V - a filiação partidária;
VI - a idade mínima de:
a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;
b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;
c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;
d) dezoito anos para Vereador.

§ 4º - São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.




Você vai renovar o mandato do Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador e Governador do seu Estado?

Postado originalmente às 23:13 - 20/09/2009.



Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.FabioRodrigues.com
Contato: fabiorodrigues@fabiorodrigues.com



http://www.publicamundo.com
 

Clique aqui e leia texto completo

Você ainda acredita na TV Globo?




Comente nossas postagens! Com problemas para comentar? (clique aqui)

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com



http://www.publicamundo.com
 

Clique aqui e leia texto completo

Os piores serão escolhidos se os bons não forem reconhecidos!

para o Blog do Fábio Rodrigues

"Esperança: a capacidade dos bons reagirem aos maus detentores do poder"

"Proposição: os bons devem estar preparados e cada vez mais atentos quanto às informações disseminadas e não devem se submeter nunca ao medo, à subserviência ou ao assédio moral, por mais aterrador que seja."

"Reflexão: para que o mal seja feito, basta que os bons não façam nada!"

"Os piores serão escolhidos se os bons não forem reconhecidos". E a culpa é nossa! Ao votar oferecemos ao candidato um papel em branco com nossa assinatura para que ele o preencha. Ainda estamos aprendendo a votar. A constatação é facilmente comprovada ao visualizarmos a mediocridade política hoje vivenciada.

A imprensa também tem contribuído nesse processo da mesmice eleitoral. Quem disse que a imprensa foi criada apenas para divulgar os fatos de forma nua e crua? Para que servem então os comentaristas políticos?

Dificilmente vemos na imprensa escrita, falada, televisada ou pelos diversos caminhos da Internet referências sobre a pouca competência de políticos para abordar Programas, Projetos, Missão, Estratégias, Visão de Futuro.

Ao tratar de temas voltados à "conscientização política" sempre me vem a idéia imperativa de formar o gestor público como pré-requisito para candidaturas, seja no Executivo ou no Legislativo. Por que não refletir sobre a viabilidade da proposta? A imprensa poderia, e muito, contribuir com as mudanças em nossa cultura política. O caminho sugerido seria um bom começo.

É de Winston Churchil a observação de que “a democracia é o pior dos regimes, com exceção de todos os outros”. Ou seja, é o regime político suportável, na falta de um outro.

Década de quarenta. Churchil negociava o fim da segunda guerra mundial. À época os meios de comunicação eram limitados, de acesso restrito a poucos ouvidos e pouquíssimos olhos.

As informações circulavam em boas doses de espaços de tempo entre o fato e a notícia.

O que mantinha a população relativamente desinformada. Sem televisão, sem internet, sem marqueteiros, enfim, sem comunicação de massa e pouca possibilidade de manipulação da opinião coletiva, líderes emergentes tinham que demonstrar capacidade e competência.

De lá para cá muita coisa mudou! A tecnologia da comunicação, as mídias disponibilizadas e a velocidade com que podem ser fabricadas e disseminadas as informações tornam mais vulneráveis o imaginário coletivo.

Não existiam, como hoje, os instrumentos modernos de mídia e profissionais especializados para “fabricá-los” e “vendê-los”, como fazem com um sabonete.

Hoje candidatos são lançados no mercado com marca, embalagem e imagem desejada pela população. Aquela que é supostamente detectada como ideal através de pesquisas.

Como há bons e maus sabonetes no mercado, há bons e maus candidatos lançados. A diferença é que o sabonete você troca na próxima compra. O candidato somente após alguns anos. Muitas vezes, o tempo se estende além da imaginação.

Os caminheiros constatam com tristeza que o regime democrático, com o tempo, sofreu sensível piora. Seria heresia dizer que a evolução tecnológica no campo da comunicação contribuiu para tornar o regime menos aceitável.

O regime vem perdendo o charme de ser da tribo, pela tribo e para a tribo. Quem está no poder assume hoje a democracia como regime administrável segundo suas idéias e defesa de seus grupos. Essa atitude não só dificulta como impede, às vezes com truculência, o surgimento de novas lideranças.

Ao votar não deixe de ponderar que você está fazendo história e construindo no presente os cenários das gerações do futuro, incluindo seus filhos e netos. Pense nisso! Meditemos juntos!

Planeta Terra, 20 de outubro de 2009
Acesse meu site
Mauronunes.com
Veja meu blog
Reflexão de Caminheiro
Faça Comentários, entre em contato: mauronunesp@gmail.com

*Consultor de Estratégias empresariais e governamentais. Facilitador de Cursos de Gestão Estratégica.
Contribuições aos Sistemas Sebrae Unimed e O Boticário. Professor universitário, Diretor de Estratégias do Sebrae Nacional. Co-autor do Plano de Prioridades para as MPEmpresas brasileiras. Membro do movimento que criou o Sistema Nordeste de Apoio às MPE. Missão propositva de políticas de apoio aos pequenos negócios em Angola. Fundador da Institução (NAI), uma das inspiradoras da criação do Sebrae.

Postado originalmente às 15:13 - 20/10/2009.


Postagem relacionada: "Nosso futuro depende dessa luta entre políticos por vocação e políticos por profissão.", clique aqui.



Comente nossas postagens! Com problemas para comentar? (clique aqui)

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com




http://www.publicamundo.com

Clique aqui e leia texto completo

30 de dez de 2013

Nesse Verão, visite Pernambuco!




Postagem relacionada: "Nesse Verão, visite o Brasil!", clique aqui.


Postado originalmente às 00:13 - 21/11/2009.



Comente nossas postagens! Com problemas para comentar? (clique aqui)

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com




Clique aqui e leia texto completo

3 de dez de 2013

Pesquisa Datafolha 30/11/2013: Dilma venceria no 1º turno fácil



DATAFOLHA: DILMA VAI A 47%. AÉCIO E EDUARDO ENCOLHEM

Confirmando informação veiculada em primeira mão pelo 247, a presidente Dilma Rousseff cresceu cinco pontos percentuais na pesquisa Datafolha; ela saiu da marca de 42% conquistada em outubro para 47% agora, contra 19% apontados para o senador Aécio Neves (PSDB/MG) e 11% para o governador Eduardo Campos, do PSB; no quadro atual, presidente venceria, com folga, no primeiro turno

A presidente Dilma Rousseff subiu cinco pontos percentuais na pesquisa Datafolha que acaba de ser divulgada pelo instituto, na comparação com o levantamento anterior, feito em outubro. Antes com 42% de intenções de voto no cenário que envolve o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador Eduardo Campos (PSB), agora a presidente marca 47%, contra 19% para Aécio e 11% para o presidenciável do PSB.

Na pesquisa anterior, o senador mineiro tinha 21% e o governador pernambucano, 15% – que significa que a presidente cresceu tomando espaço dos adversários.

Num dos cenários testados pelo Datafolha, Dilma teve 41%, contra 24% de Marina Silva e 19% de José Serra – o que levaria a disputa para o segundo turno.

Foram feitas também simulações com o ex-presidente Lula como candidato do PT – em todos os cenários ele venceria em primeiro turno.

v v Notícia completa no Brasil247, clique aqui.


Comente nossas postagens! Com problemas para comentar? (clique aqui)

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com



http://www.publicamundo.com
 

Clique aqui e leia texto completo

Minas Gerais: O helicóptero e a TV mentirosa











Notícias relacionadas: "Piloto de helicóptero da família Perrella teria recebido R$ 60 mil para transportar droga", clique aqui.
"Zezé Perrella também usava helicóptero apreendido com cocaína, diz advogado", clique aqui.
"Helicóptero de Perrella era abastecido com verba da ALMG", clique aqui.
"Líder do Solidariedade pede afastamento de Perrella após escândalo com helicóptero", clique aqui.



Comente nossas postagens! Com problemas para comentar? (clique aqui)

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com


Clique aqui e leia texto completo
Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.