20 de mai de 2011

Renato Simões: Banda larga agregará formas coletivas de participação popular


O Plano Nacional de Banda Larga foi o tema da primeira "Mesa de Controvérsias e Convergências", que aconteceu na semana passada na sede nacional do Partido dos Trabalhadores, em Brasília. A Mesa visa reunir dirigentes partidários e militantes petistas de diversos setores da sociedade (movimentos sociais, parlamento; governo, etc) e abrir espaços de discussão sobre temas relevantes para o desenvolvimento do país.

No evento, o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, explanou sobre a importância do Plano Nacional de Banda Larga, afirmando, entre outras questões, que "Se não envolvermos o conjunto das entidades preocupadas em termos o Brasil com qualidade cada vez maior nas suas telecomunicações e na banda larga, uma infra-estrutura essencial para a cidadania, para serviços e para a transparência do governo, divulgação e difusão da nossa cultura, isto não se realizará num passe de mágica".

O Secretário Nacional de Movimentos Sociais do PT, Renato Simões, resume a reunião em três blocos de discussão: "O primeiro ponto relevante da discussão foi a necessidade de uma infra-estrutura para que a banda larga atinja os objetivos de universalização com qualidade, e bom preço.

O segundo bloco de questões está ligado a qualificação e à apropriação social dessa nova tecnologia por novos usuários, para que eles possam extrair o maior proveito do conteúdo interligado pela banda larga. A ideia é que possamos agregar, ao uso individual da internet, formas coletivas de participação popular. O terceiro e último bloco está relacionado com a referência que a política nacional de banda larga terá com dois importantes debates dentro do Ministério das Comunicações:

1) o novo marco civil da internet, que está no fim da tramitação para ser encaminhado à Casa Civil. 2) o novo Marco Regulatório de Comunicações contendo reivindicações da sociedade amplamente discutidas na Conferência Nacional de Comunicação, e que agora terão um andamento mais rápido por parte da nova gestão do Ministério das Comunicações".

E, por fim, afirmou Renato Simões "Os pontos de convergência das mesas de discussão deverão potencializar o andamento dos assuntos abordados, como também identificar pontos divergentes que mereçam aprofundamento e debate".

Seguindo a programação, os eventos ocorrerão na segunda terça-feira de cada mês. O próximo será no dia 7 de junho e buscará aprofundar a discussão sobre o Plano Nacional de Banda Larga. (Gustavo Serrate -- Portal do PT)

TVPT - Clique aqui e assista o player da entrevista com Renato Simões.


Fonte: Portal PT



Comente nossas postagens! Com problemas para comentar? (clique aqui)

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com


2 comentários:

  1. Olá Fábio,

    Quando veremos um post sobre a atitude do governo Dilma de vetar o acesso as informações do orçamento da Copa? Se fosse governo FHC....

    ResponderExcluir
  2. Fala aí sobre Palocci. As obras da Copa. Diz tua opinião sobre Cesare Battisti. Pode ser ou tá difícil? Fala alguma coisa homi!!!!

    ResponderExcluir

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.