7 de jun de 2010

Site incentiva mulheres a participar dos espaços de poder


A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, repete a anedota de que “as mulheres são 52% do eleitorado brasileiro, os outros 48% são nossos filhos”. Mesmo em franca maioria, na hora de eleger, poucas fazem parte das legendas dos partidos. Nas últimas eleições, realizadas em 2008, as candidaturas femininas representaram apenas 21,34% do total. Para este ano a perspectiva não é muito diferente.

Além de ser maioria no eleitorado, as mulheres tem um maior nível de escolaridade e são quase a metade da população economicamente ativa do país. Apesar disso, não chegam a 20% nos cargos de maior nível hierárquico no Congresso Nacional, nos governos municipais e estaduais, nas secretarias do primeiro escalão do Poder Executivo, no Judiciário, nos Sindicatos e nas Reitorias de Universidades. Apenas nas empresas, já alcançaram um percentual maior: estão em 20% dos cargos de chefia.

Para estimular a participação das mulheres, o governo federal lançou o blog Mais Mulheres no Poder - http://www.MaisMulheresnoPoderBrasil.com.br. A ação é iniciativa da Secretaria de Política para Mulheres, do Conselho Nacional de Direitos da Mulher e do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos.

A campanha tem como objetivo mobilizar a população para o debate sobre a importância da presença feminina nos espaços de poder e decisão, em setores do poder público, no setor privado ou em áreas estratégicas da sociedade, garantindo uma participação igualitária, plural e multirracial das mulheres, como determina o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Quem quiser acessar o site vai encontrar pesquisas atualizadas sobre as questões de gênero, uma análise da representação feminina nos Três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, além de campanhas sobre o assunto e link interessantes. O site está no ar desde setembro de 2008 e faz parte da Campanha “Mais Mulheres no Poder: Eu assumo este compromisso!”, Em setembro de 2009, foi inaugurada uma nova fase, com a incorporação de três novas áreas temáticas: Judiciário, Empresa e Sociedade.

Fonte: DilmanaWeb.com.br



Comente nossas postagens! Com problemas para comentar? (clique aqui)

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.