21 de mai de 2010

O bom debate sobre as Eleições 2010 (IV)


Por Fábio Rodrigues

Com a aprovação do projeto Ficha Limpa a sociedade ganha uma sensação que a classe política caminha para uma faxina moral. Tantos foram os escândalos e falcatruas nos poderes executivos e legislativos nesses dois últimos anos, que essa mobilização toda dos parlamentares para aprovar essa lei de forma urgente cheira como uma manobra para amenizar os prejuízos eleitorais que muitos acumulararam.

Algumas perguntas precisam ser feitas, tipo: Algum parlamentar seria capaz de aprovar uma lei que não permitisse sua reeleição? Quantos que tentarão a reeleição serão atingidos por essa lei? Os parlamentares ainda acreditam que o povo é um bando de otário e que não estão nem aí para as eleições desse ano?

Respondidas essas indagações acima, podemos ver que muita coisa ainda precisa ser feita. Todo cidadão tem o direito de cobrar mais moralidade dos agentes públicos, e o melhor, tem a opção de demitir (não renovar o mandato) qualquer parlamentar no dia 3 de outubro próximo.

O Ficha Limpa foi um passo importante, mas não deve ser o único e nem o mais o importante. Precisamos retomar assuntos polêmicos que tornam as campanhas eleitorais um verdadeiro balcão de negociatas. Um deles é o financiamento, em sua grande maioria milionários! Quais empresas bancam ($$$) os parlamentares e qual o retorno que elas exigem? Devemos ter o financiamento exclusivamente público? Qual parlamentar declara todo dinheiro arrecadado (caixa 2)?

Outro tema é a compra de votos disfarçada de boca de urna ou de fiscal de partido. Como os TREs irão coibir essa ação vergonhosa? O vereador de João Pessoa Tavinho Santos lançou uma ideia de colocar a Polícia Federal infiltrada nas comunidades se passando de eleitor para pegar a fraude de compra de votos. O interessante é que essa prática imoral termina tornando-se uma ação comum entre os candidatos, ninguém denuncia ninguém e fica um oba-oba geral.

Fiquemos de olho nos políticos picaretas em nossos estados, eles já estão se aproximando novamente da civilização comum. Com certeza o óleo de peroba vai faltar no supermercado. Questionem eles do financiamento e da boca de urna! Caso queiram incluir outros tópicos para serem perguntados aos parlamentares sugiram nos comentários.



Postagem relacionada: "O bom debate sobre as Eleições 2010 (III)", clique aqui.



Comente nossas postagens! Com problemas para comentar? (clique aqui)

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com


Eletrodomésticos - Submarino.com.br Esporte & Lazer - Submarino.com.br Jóias & Relógios - Submarino.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.