29 de mar de 2010

O bom debate sobre a Blogosfera (XI)



Por Fábio Rodrigues

Como pode um simples blog alcançar mais visitas que sites tradicionais e profissionais de jornais ou revistas? O que leva a crescente influência dos blogs na formação da opinião pública? Essa onda dos blogs é modismo?

Para responder cada uma das indagações é importante ver que cada membro da sociedade deixa de ser um mero espectador e passa a ser um ator principal na formação da comunicação social. As pessoas não aceitam mais essa comunicação vertical de cima pra baixo, centralizada e monopolizada. Um novo conceito nasce, onde as bordas começam a produzir informação e enfraquecer o centro, é um caminho cada vez mais crescente. Uma informação coletivizada, sem hierarquia, horizontal.

É público e notório que sites tradicionais estão perdendo espaço exatamente por que não querem abrir mão da centralização do poder de informar. Não se deixam questionar. Querem ser os donos da "verdade" e empurrar isso de goela a baixo pra nós, pra mim, pra você, pra todos.

É interessante ver que hoje os blogs conseguem repassar mais confiança que muitos outros portais de jornais ou revistas. Mesmo os blogs ainda não estando com o poder de influência que os meios de comunicação de massa possui. No entanto, já começa a andar com passos consideráveis para uma organização e sinergia cada vez maior. Novidades estão pra surgir! A blogosfera vai desorganizar para que seja organizado.

Tenho a certeza que nas próximas eleições os blogs irão opinar e conseguir puxar um debate que talvez nenhum outro meio de comunicação consiga. Políticos que se furtarem dessa ferramenta e de outras redes sociais (orkut, twitter, youtube) terão seus mandatos ameaçados de renovação. Alguns ainda são céticos e pensam que apenas a forma antiga de fazer campanha vai adiantar. Outros vão usar essas tecnologias apenas nos três meses da campanha!

Enfim, os blogs vieram pra ficar, para modificar, para reiventar, para incomodar, para informar, para debater, para lançar uma nova sociedade que a informação vai ser pra todos e por todos e não apenas para os barões da mídia utilizarem de forma obscura e manipuladora.


Postagem relacionada: "O bom debate sobre a Blogosfera (X)", clique aqui.



Comente nossas postagens! Com problemas para comentar? (clique aqui)

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.