13 de fev de 2010

Campanha de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval


Por Germana Barros, para o InfoJovem

"Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie! Procure o Conselho Tutelar de sua cidade ou disque 100". Esse é o slogan, lançado nessa segunda-feira (08), no Pão de Açúcar – Morro da Urca – RJ, pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), da 5ª edição da Campanha de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval.

Para chamar ainda mais a atenção da sociedade para o problema, durante o carnaval, serão distribuídos abanadores, adesivos, camisetas, tatuagens temporárias e cartazes com o slogan da campanha. A ideia é também fazer um alerta aos turistas estrangeiros. Para isso, além do material em português, também foram produzidas peças em espanhol e inglês.

A Campanha do Carnaval é uma das estratégias articuladas e executadas em parceria entre o Governo, a sociedade civil e organizações e organismos internacionais para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e a garantia dos seus direitos. Este ano a campanha estará presente durante os festejos carnavalescos nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Corumbá, Fortaleza, Florianópolis, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Salvador, São Paulo e Vitória.

Disque 100

As denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas ao Disque 100. O serviço, realizado pela SEDH em parceria com a Petrobras e o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), funciona diariamente - inclusive nos finais de semana e feriados - de 8h as 22h. A ligação pode ser feita de qualquer cidade do país, é gratuita e o informante não precisa se identificar.

De acordo com dados da Agência Brasil, somente no ano passado (2009), o Disque 100 realizou cerca de 220 mil atendimentos e recebeu e encaminhou cerca de 30 mil denúncias. O levantamento revelou que 15 em cada 100 denúncias se referem a abusos sexuais.

Além do Disque 100, as denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes podem ser feitas aos Conselhos Tutelares Municipais ou enviadas por e-mail, através do endereço disquedenuncia@sedh.gov.br .

Fontes: Adital e Agência Brasil



Comente nossas postagens! Com problemas para comentar? (clique aqui)

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.