17 de jan de 2010

Quando é melhor ficar calado… Mais asneiras sobre o Haiti

Raul Jungmann (PPS-PE)

Por Marco Bahé, no Acerto de Contas

Depois do cônsul haitiano falar aquele monte de barbaridades sobre o terremoto que se abateu sobre seu país (
veja aqui), agora é a vez do deputado pernambucano Raul Jungmann (PPS) abrir a boca para falar besteira. Eis o que escreveu o deputado em seu twitter:

“A tragédia no Haiti é mais um grito de socorro da natureza. E as autoridades mundiais parecem não escutar. A exemplo: o fracasso da COP-15″

Ora, terremotos existiam antes mesmo que o ser humano surgisse sobre a surperfície da Terra. Não é um “grito de socorro da natureza”, apenas a acomodação das placas tectônicas. Um fenômeno geológico que ocorre há milhões de anos e continuará a existir nos próximos milhões. Nenhum ser vivente pode fazer nada contra isso.

Que nossa raça (a humana) ocupa o planeta de forma insustentável, não há dúvida. Mas o discurso alarmista, antes de formar consciência, desencadeia efeito pedagógico reverso. Dizem as pesquisas que ante o prenúncio do caos, a reação das pessoas é usufruir o máximo enquanto há tempo.

Quando se anuncia que a água potável está acabando, por exemplo, o que as pessoas fazem? Economizam água? Errado. Constroem cisternas de não sei quantos mil litros para enfrentar o racionamento e continuam esbanjando. Aquela campanha publicitária que ensina as crianças a fazerem xixi durante o banho (veja aqui), reduzindo o número de descargas, é muito mais eficiente que os profetas do apocalipse que esbravejam na TV.

O discurso sobre o aquecimento global (cuja autenticidade sobre o peso da participação humana no fenômeno é altamente questionada) deseduca muito mais que ajuda. O mesmo faz a infeliz frase do deputado pernambucano na internet.

Clique aqui e acesse todas postagens relacionadas com Raul Jungmann.



Comente nossas postagens! Com problemas para comentar? (clique aqui)

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.