20 de jan de 2010

O bom debate para o Brasil 2010 (IX)

Dilma (PT) X Serra (PSDB)

Por Fábio Rodrigues

O que os "analistas" políticos da grande imprensa agora vão fazer é comparar as eleições do Chile com a do Brasil. Podem esperar e ver que esse tema vai ser tão recorrente que vai ficar parecendo válido. Mas não é! Pois o ambiente político-social e as eleições no Chile têm grandes diferenças do que teremos em outubro próximo por aqui.

Primeiro, no Chile o voto não é obrigatório, no Brasil sim. Segundo, a base aliada chilena saiu dividida para disputa no 1º turno e perdeu por muito pouco no 2º turno. Terceiro, a esquerda governa o Chile a 20 anos, e no Brasil apenas 7 anos. Por último, Lula tem um carisma muito maior que a presidenta Michelle Bachelet e governa o país pelo segundo mandato, Michelet só ficou 4 anos (não existe reeleição no Chile). Com isso, a transferência de votos para Dilma vai ser muito mais fácil.

Não obstante, segundo reportagem da BBC Brasil, Holzmann "lembrou que no Chile tem pouco mais de 15 milhões de habitantes, cerca de 11,5 milhões têm idade para votar, mas somente 8,2 milhões estão registrados e na hora da votação só comparecem 6,5 milhões". No Brasil são mais de 127 milhões de eleitores. Comparar pouco mais de 6,5 milhões com 127 milhões de eleitores fica muito difícil, ou mesmo, quem o fizer saberá da invalidade do estudo.

Assim, quem ficar acreditando que a derrota da esquerda chilena vai se repetir de forma idêntica no Brasil, pode procurar outra comparação que essa não cola. O povo brasileiro está transparecendo que aprova a esquerda na frente do Governo Federal e quer a continuidade por no mínimo mais 4 anos, e depois de 20 anos quem sabe a comparação fique melhor.


Matérias relacionadas: "Chile e Brasil: A difícil transferência de popularidade aos presidenciáveis", clique aqui.
"Brasil já tem mais de 127 milhões de eleitores, mostra TSE", clique aqui.

Postagem relacionada: "O bom debate para o Brasil 2010 (VIII)", clique aqui.



Comente nossas postagens! Com problemas para comentar? (clique aqui)

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.