18 de jan de 2010

Lula: Ninguém pode ter medo da democracia

Lula e Dilma - PT


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (15) que a criação da Comissão da Verdade, prevista no Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), não pretende fazer uma caça às bruxas e que não há motivos para ter medo de apurar a verdade da história do país. As declarações foram feitas em entrevista TV Mirante, do Maranhão, onde o Presidente participou de inauguração da refinaria da Petrobras.

"No Brasil, algumas pessoas ainda têm medo, vêm com discurso do regime autoritário, coisa que é inadmissível. Ninguém pode ter medo da democracia exercitada em sua plenitude", disse o presidente. "O que está criando caso é a Comissão da Verdade, ou seja, neste país não há porque ninguém ter medo de a gente apurar a verdade da história do Brasil. E você pode fazer com a forma tranquila e pacífica que nós estamos fazendo. Não se trata de caça às bruxas, trata-se apenas de você pegar 140 pessoas que ainda não encontraram os seus parentes que desapareceram, e que essas pessoas possam ter o direito de encontrar o cadáver e enterrar".

O presidente esclareceu que em seu governo foram feitas 63 conferências nacionais, tais como de saúde, educação e direitos humanos, e que as diretrizes que compõem o programa foram amplamente discutidas nesses encontros.

O que é importante é que as pessoas aprendam que quando você joga a sociedade para fazer um debate, você não pode fazer censura no debate na sociedade.

Lula disse ainda que na democracia as pessoas falam aquilo que pensam e completou: Depois se consegue construir o bom senso, que é o caminho do meio, que é sempre o que prevalece.

Desenvolvimento dos Estados

A refinaria da Petrobras, no município de Bacabeira, distante 60 quilômetros de São Luís (MA), é parte da política de diversificação de investimentos para as regiões brasileiras. Deste modo, o governo federal consegue equilibrar o desenvolvimento econômico e social nos estados, o inverso da política de governos anteriores que privilegiavam os estados do Sul e do Sudeste do país. A afirmação foi feita pelo presidente Lula durante o lançamento da pedra fundamental da obra.

Segundo Lula, a refinaria receberá investimentos de R$ 40 bilhões e vai gerar 30 mil postos de trabalho direitos e outros 130 mil empregos indiretos. Além disso, conforme enfatizou, a refinaria irá atrair outras indústrias para a região, uma das mais carentes do país. “Daqui há pouco você terá um pólo extraordinário no Maranhão”, disse.

O presidente informou também que as famílias que se inscreveram no programa Minha Casa, Minha Vida e não tiveram previsão assinarem os respectivos contratos, Lula sugeriu que aguardem pois em 2010 todos serão atendidos. O presidente explicou que o pensamento inicial era de fazer um programa com “investimento grandioso em habitação”. Lula destacou também a importância do programa Luz para Todos. Segundo ele, vai se chegar o tempo em que candeeiro será apenas “uma reserva técnica” nas residências.

O presidente também tratou do Bolsa Família e afirmou que a redução dos benefícios sociais às famílias ocorrerá a partir do momento em que o Brasil amplie o crescimento econômico, a geração de emprego e a formação profissional. Ele destacou que o estado de São Paulo tem o maior número de famílias incluídas no programa: “Quem tem mais famílias é São Paulo, que todo mundo pensa que é muito rico, mas tem muito pobre.”

ABr / Blog do Planalto

Retirado: Portal PT



Comente nossas postagens!

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.