27 de jan de 2010

“Jarbas não deveria ser Senador, e sim mestre de obras. Nunca vi alguém gostar tanto de construtora.”

Silvio Costa (PTB -PE)

Por Pierre Lucena, no Acerto de Contas

Nesta semana, o deputado Silvio Costa saiu de seu mergulho para brigar com seu principal desafeto, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

Silvio me ligou hoje para conversar, e para dar uma entrevista ao Acerto de Contas, falando desde sua briga com Jarbas até o episódio da Empetur que atingiu seu filho, Silvio Costa Filho. Como podemos ver, Síilvio não tem papas na língua.

Segue a entrevista.

Acerto de Contas – Você estava calado, por que resolveu aparecer?

Silvio Costa - O Senador Jarbas deve uma explicação decente ao povo de Pernambuco. Ele foi pego pela Polícia Federal em uma lista de um computador da construtora Camargo Corrêa, como um dos políticos que receberam dinheiro. Foram 232 políticos, dos quais 195 prestaram conta, e 37 não prestaram conta do dinheiro. Entre estes está Jarbas Vasconcelos. O Senador recebeu R$ 510 mil, segundo a Folha de São Paulo, e o relatório final da Policia Federal, que está investigando a Operação Castelo de Areia.

O que eu quero saber do Senador é: primeiro, se ele não prestou contas, o dinheiro foi para a campanha ou para despesas pessoais? Segundo, ele ficou com este dinheiro sozinho ou dividiu com os parceiros? Terceiro, por que no lugar de responder de forma clara ao povo de Pernambuco, que merece respeito, ele diz que vai me processar?

Ele deveria processar a Polícia Federal, a Folha de São Paulo; mas não estou preocupado em ser processado por ele. Só vou parar de debater este assunto quando o Senador se explicar.

Mas ele disse que não recebeu.

Ele deu a resposta que 99% dos políticos daria, de que não recebeu. Mas ele sabe que a Polícia Federal é um dos órgãos mais respeitados do país, e não ia colocar o nome de Jarbas se não tivesse convicção das investigações. Jarbas deveria ter coragem e ir pedir explicações à Polícia Federal.

A Camargo Corrêa está dizendo que a lista veio de uma investigação ilegal…

A Camargo Corrêa é tão investigada como o Senador Jarbas. Estou muito a cavalheiro para falar. Veja se meu nome está nesta lista. E eu não sou metido a paladino da ética. Jarbas se apresentou ao Brasil, através das páginas amarelas da Veja como o novo timoneiro da seriedade do Brasil. Agrediu todo mundo. Só ele prestava. Era a verdadeira flor do lodo, mas eu subi à Tribuna da Câmara e disse ao Brasil que Jarbas não era flor que se cheire. Quero continuar o debate da ética com o Senador. Tenho 18 anos de vida pública, e nunca apareci em lista de Polícia Federal. Agora, Jarbas deveria seguir o exemplo de Pedro Simon, este sim tem legitimidade para falar sobre ética, e não o exemplo de Roriz, que foi pego por conta de uma bezerra. O que Jarbas recebeu dava para comprar 1000 bezerras.

Quero concluir dizendo que Jarbas é useiro e vezeiro em receber dinheiro de construtora. Pernambuco todo sabe que em 93 ele foi acusado pela senhora Maria de Fátima, que tinha recebido dinheiro da Queiroz Galvão. Portanto não é a primeira vez que está envolvido com construtora. Ele vai ter que explicar.

Eu acho até que ele não deveria ser Senador, e sim mestre de obras. Nunca vi alguém gostar tanto de construtora.

E sua briga com Sérgio Guerra . Dizem que tudo surgiu de uma discussão em um restaurante em Brasilia, por causa de bases eleitorais.

Pernambuco sabe que desde 1992, quando era vereador, que faço oposição ao conjunto de forças que Jarbas representa. Não é o momento de eu entrar no debate com nosso “anão do orçamento”. Vai chegar o momento. Ele anda me agredindo porque quer desviar o foco de Jarbas. Na hora certa irei para o debate com o nosso “anão”.

Você não acha que ele foi muito agressivo com Dilma?

Acho que foi agressivo, e acho que Lula errou ao respondê-lo, pois aprendi que existem algumas figuras que não merecem resposta.

Você acha que Jarbas é candidato?

Eu nunca me preocupei em saber quem será o candidato da oposição, até porque isso é da prerrogativa deles. Eu sei que o Governador Eduardo Campos é candidato à reeleição, e se dependesse de mim, a chapa estaria completa: Eduardo Campos, João Lyra, João Paulo e Armando para o Senado.

E Fernando Bezerra Coelho?

Acho que Fernando Bezerra tem qualidades políticas, tem um grande quantitativo eleitoral, mas neste momento não tem as condições políticas, porque eu defendo que a chapa seja o mais plural possível. Ele é do PSB, e entendo que o PSB já tem o Governador como candidato à reeleição. Agora é evidente que isto é apenas uma opinião, até porque quem escolhe os senadores é Eduardo Campos.

E como ficou sua relação com o PTB depois da saída de Silvinho do Governo?

Não existe nenhum problema de relacionamento com o PTB. Sou amigo pessoal de Armando e de José Mucio, e de outras pessoas do partido. Isso é outra orquestração da oposição, tentando dizer que estamos desunidos. Pelo contrário, o PTB está mais unido do que nunca, e pronto para levar Armando para o Senado Federal.

E o episódio da Empetur, como explicar para o povo?

Esta sua pergunta é muito oportuna, porque Pernambuco sabe que o deputado Silvio Costa Filho não tem nenhuma responsabilidade jurídica ou administrativa sobre o episódio dos shows. A Empetur é uma empresa, e a Secretaria é outra. O Professor José Ricardo, ex-presidente da Empetur, é um homem sério que Pernambuco conhece, e que também não tem nenhum tipo de culpa neste processo.

E quem tem?

Na verdade o tempo vai mostrar que a Empetur foi vitima destes empresários e prefeitos que prestaram contas e não realizaram os shows. Aqueles que provarem que realizaram os eventos, evidente que não serão punidos. Agora, os prefeitos que deram declarações e não realizaram os eventos, vão arcar com a dureza da Lei. Quero dizer que Silvio Costa Filho fez o que qualquer homem de bem, que não tem culpa, faria. Pediu exoneração e foi à Policia Federal e ao Ministério Público Federal pedir que investigassem. Não lembro na história recente de Pernambuco, de nenhum político que tenha ido à Policia Federa pedir para que o investigasse.

Aliás, gostaria de sugerir ao Senador Jarbas que tivesse a mesma dignidade de Silvio Costa Filho, e fosse à Policia Federal explicar ao povo de Pernambuco onde estão os R$ 510 mil. Agora sou eu quem pergunto: onde está o dinheiro da Camargo Corrêa?



Comente nossas postagens! Com problemas para comentar? (clique aqui)

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com


Eletrodomésticos - Submarino.com.br Esporte & Lazer - Submarino.com.br Jóias & Relógios - Submarino.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.