1 de dez de 2009

Uruguai: Mujica ganha as eleições

Mujica e Tabaré - comemorando a vitória


MONTEVIDÉU - José Mujica, um ex-guerrilheiro que promete manter políticas amigáveis aos investidores, venceu o segundo turno da eleição presidencial no Uruguai, consolidando o poder nas mãos da coalizão de esquerda que já governa o país.

Com 96% das urnas apuradas, Mujica tem 53% dos votos contra quase 43% de seu rival conservador, o ex-presidente Luiz Lacalle, segundo resultados oficiais.

Lacalle reconheceu a derrota mais de uma hora depois do fechamento das urnas, enquanto projeções mostravam que Mujica caminhava para a vitória.

O triunfo de Mujica foi um testemunho da popularidade do presidente Tabaré Vázquez, que está deixando o cargo, e da dominação política da coalizão Frente Ampla, que supervisionou um sólido crescimento econômico desde que chegou ao poder há quatro anos.

"A melhor publicidade que tivemos foi Tabaré Vázquez", disse Mujica em entrevista pela televisão. "Vamos continuar seu programa", disse.

"Há aqueles que não se dão conta que o poder não está em cima, mas no coração das grandes massas", advertiu em um discurso no qual, além de desculpar-se por fortes críticas na campanha, que atribuiu a seu passado de combatente, pediu aos derrotados para trabalharem juntos pelo país.

Mujica esclareceu que na eleição não houve "nem vencidos nem vencedores" e advertiu que o governo eleito "não é dono da verdade" e "precisa de todos".

Mujica, que ficou preso por 14 anos por conta de suas atividades como guerrilheiro, superou alegações de que alinharia o Uruguai com a esquerda radical da América Latina, liderada pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Mas ele elogiou várias vezes o governo do brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e buscou retratar a si mesmo como uma pessoa que deixou para trás seu passado como militante.

Fonte: IG


Meu comentário:

O povo do Uruguai estar de parabéns. Elegeu um presidente das massas populares, derrotando o presidente das elites burguesas.

Mujica diz que sua vitória foi devido ao excelente governo de Tabaré Vázquez. Ele promete continuar o projeto exitoso da coalizão de esquerda.

Será que no Brasil em 2010 viveremos o mesmo que no Uruguai? O povo brasileiro que apoia e aprova maciçamente o Governo Lula votará pela continuidade desse projeto, elegendo Dilma?


Postagem relacionada: "As eleições no Uruguai: quem é Pepe Mujica", clique aqui.


Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.