orientação sexual

Por que falar sobre orientação sexual?

O argumento em prol da comunidade LGBT, ou seja, das pessoas: lésbicas, gays, bissexuais e transgênero, para que gozem dos mesmos direitos, não é radical, muito menos complicado. Em outras palavras, eles são a base dos princípios fundamentais que formam as normas internacionais dos direitos humanos: “Todos os seres nascem livres e iguais em dignidade e direitos.”

Contudo, o que deveria ser mais um processo de conscientização natural da sociedade, infelizmente, ocorre lentamente e através de muita luta e ativismo. Por essa razão, diariamente somos cúmplices de notícias que denunciam atitudes homofóbicas evidenciando ainda mais esse problema da sociedade moderna: o preconceito.

Leia Mais
evolução

Você sabe como será o homem do futuro?

Especular sobre como será o homem do futuro nunca deixará de se uma importante ferramenta para entender o homem do presente. Por isso, o aspecto que terá o se humano dentro de cem, mil ou milhões de ano consiste em uma dessas perguntas sem uma única resposta.

Será que seremos mais altos? Teremos menos pelo corporal? Nosso crânio será maior? Essas e mais outras dezenas de suposições são ideias de como o homem evoluirá no decorrer do tempo. Contudo, essas são apenas fantasias e ideias sem muito fundamento científico. Segundo alguns pesquisadores, as suposições são mais realistas e para o homem do futuro, apontam apenas mudanças pequenas e que não teria muita diferença do que já somos hoje em dia.

Leia Mais
Brasil

História do Brasil: de colônia a república

Sem sombra de dúvidas o Brasil tem uma história repleta de acontecimentos históricos que moldaram, a: cultura, sociedade e política atuais. Por essa razão pode ser considerada uma nação muito jovem, onde problemas sociais como o racismo e a corrupção estão fortemente entrelaçada na cultura do país.

Assim sendo, o Brasil se torna um excelente objeto de estudo com diferentes etapas e períodos históricos marcantes. Desse modo, como consequência da tardia abolição da escravidão, o Brasil ainda é um país extremamente racista. Contudo, também representa uma grande miscigenação étnica entre vários tipos de nacionalidades, que se refletem na gastronomia e no estilo de vida.

Leia Mais
mercosul

Mercosul: a aliança da América Latina

Com a grande onda de democratização que ocorria no mundo a partir da década de 80 a América Latina também uniu forças. Desse modo, a partir de acordos e convenções econômicas, nasce o Mercosul. Em outras palavras um bloco econômico e político que visa estabelecer acordos entre alguns países da América Latina.

De fato, o Mercosul nasceu como consequência do Tratado de Assunção celebrado em 26 de março de 1991. Nesse acordo internacional, firmado pelos líderes da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, não se criou um mercado comum, mas definiu um prazo conhecido como um período de transição do Mercosul.

Leia Mais
linguagem e poder

Linguagem, poder, sociedade e suas relações

Entre os muitos objetivos por trás das estratégias de um processo comunicativo está a intenção de comunicar ao ouvinte a posição que o falante ocupa. Embora as pessoas falam para comunicar verbalmente, elas também comunicam seus sentimentos, condição social, etc. Desse modo a comunicação serve para influenciar difundir ideias e ideologias, sejam elas quais forem.

Nas sociedades as relações de poder estão instituídas e linguagem acompanha esse fluxo. Mas o que é o poder? O poder é uma relação social específica na qual o dominante e dominado se confrontam. Assim sendo, o dominante exerce controle sobre o dominado, por meio da força física, econômica, intelectual. Portanto, uma das formas de exercer o poder através da cultura é pela linguagem.

Leia Mais
Niagara Falls

A grande drenagem das Cataratas do Niágara

Um dos patrimônios naturais dos Estados Unidos, as Cataratas do Niágara já foi totalmente esvaziada. Em junho de 1969, as famosas e icônicas Cataratas do Niágara ficaram sem água. Apresentando uma aparência verdadeiramente fantasmagórica, como um filme de ficção científica futurista e distópico.

A história e o cenário pouco conhecidos por muitos ocorreram no final de 1969, quando uma das mais famosas correntes de água do planeta escoou. No seu lugar deixou um espaço quase tão seco quanto o deserto. As Cataratas do Niágara, na região dos Estados Unidos, revelaram mais de uma surpresa nesses dias.

Leia Mais
narcotrafico

Os problemas do narcotráfico em Brasil

Existe uma questão brasileira que já leva muitos anos estampada nos noticiários de todo mundo: o narcotráfico. Já faz décadas que o Brasil sofre com uma espécie de guerra civil entre e polícia e o tráfico de drogas. A venda de drogas e outros bens ilícitos já existia no Brasil, mas foi a partir de meados dos anos 90 que as quadrilhas começaram a se armar. O Estado, combinado ao apoio da mídia, alimentou um retrato violento do tráfico.

Essa foi a maneira de legitimar o combate de guerra a essa atividade, segundo uma pesquisadora, socióloga e coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESEC) da Universidade Cândido Mendes. “O imaginário que demoniza as drogas justifica a violência”, declara.

Leia Mais
voto-electronico

A controvérsia do voto eletrônico

Atualmente com todo o desenvolvimento das tecnologias, o voto eletrônico é cada vez mais seguro e relativamente fácil de ser implementado. Os sistemas de votos eletrônico não são realmente uma novidade: há anos eles tentam implementar sistemas que resolvem um problema tecnológico muito mais importante do que se possa imaginar. As implementações são variadas e os graus de automação em cada uma delas são muito diferentes.

O ciclo de voto eletrônico é vasto, desde o registro e autenticação de eleitores até a consolidação e validação de votos e o gerenciamento dessas eleições. Entre esses estágios, complexos por si só, existem outros ainda mais delicados, como criptografia e transmissão de votos, além da introdução efetiva do voto.

Leia Mais
origen-apellido

A origem dos sobrenomes no mundo

Sempre nos chega aquele momento de curiosidade extrema que gostaríamos de entender a nossa origem e da onde somos provenientes. Por isso acabamos nos interessando por descobrir a origem dos nossos sobrenomes. Através deles talvez poderíamos descobrir de qual parte do mundo a nossa família começou. Em contrapartida, a origem dos nossos nomes pode gerar um pouco de controvérsia. Na verdade, se queremos descobrir mesmo a origem dos nossos ancestrais deveríamos nos preocupar em organizar a nossa árvore genealógica.

Conhecer a origem de um sobrenome é uma tarefa relativamente complicada e talvez você desista no meio do caminho. Pode ser que você nunca encontre a origem do seu “Silva”. Isso porque você nunca encontrará um patriarca Silva que difundiu esse sobrenome por todo o mundo. Na verdade, naquela época, muitos homens se chamavam Silva e outros usaram esse sobrenome por ser bastante comum.

Leia Mais