11 de dez de 2009

O bom debate para Pernambuco 2010 (XII)

Eduardo Campos (PSB) X Jarbas Vasconcelos (PMDB)

Por Fábio Rodrigues

Os últimos discursos do Senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) tem mostrado que ele não pretende disputar no ano que vem a eleição para Governador. Pois a forma utilizada para "aparecer" na mída só lhe tem trazido prejuízos eleitorais.

Tivemos o primeiro caso em que Jarbas foi querer atacar o Governador Eduardo Campos (PSB) fazendo uma "defesa" espúria do ex-prefeito do Recife João Paulo (PT). O senador Jarbas disse que o ex-prefeito teria sido tratado por Eduardo Campos como “vagabundo”, “bobalhão” e “Zé Ninguém”, referente a saída de João da Secretaria de Articulação Regional. Acredito que esse episódio não tirou nenhum voto do petista, não houve desgate eleitoral, somente político.

Eduardo não precisou responder diretamente ao caso de João Paulo, utilizou um discurso vanguardista: “Estou cuidando de coisas que interessam a Pernambuco, (preocupado) em construir dias melhores. A mim não cabe alimentar a velha política das agressões, do atraso, que fez Pernambuco perder tempo. A velha política não tem mais espaço nem vez”.

Já no segundo caso, Jarbas polemizou com o deputado federal Silvio Costa (PTB) a problemática na Secretária de Turismo (suspeita de superfaturamento de cachês pagos a artistas em eventos públicos), chegando a perguntar ao pai do ex-secretário quem seria o "chefe da quadrilha". Não ficou sem a devida resposta de Silvio:

Comunicado à Imprensa (resposta a Jarbas)

Jarbas pediu que eu indicasse o chefe da quadrilha, depende da quadrilha:

01. Se for da polêmica dos shows, é o prefeito que deu a declaração e não realizou o evento;

02. Se for a do Clube do Cozido, ele sabe quem é;

03. Se for a dos Anões do Orçamento, ele, também, sabe quem é;

04. Se for a daquelas pessoas que ganham dinheiro público sem nunca ter dado um dia de trabalho, ele é um forte candidato. Todo estado de Pernambuco sabe que ele conseguiu uma aposentadoria, como Procurador da Assembléia Legislativa, sem nunca ter dado um parecer. Ele é o Marajá de Pernambuco.

Silvio Costa
Deputado Federal- PTB

Recebeu a resposta que não queria escutar. Mas quem fala o que quer, escuta o que não quer!

Já escrevemos por aqui que a "partida" Eduardo X Jarbas seria um clássico de futebol, com uma disputa limpa e propositiva. No entanto, verifico que o caminho que um dos lados quer seguir é o do carrinho por trás e dicussão verbal. Espero que seja apenas nessa pré-temporada e que até julho de 2010 tudo fique mais tranquilo.

Não obstante, segue o resultado da última pesquisa realizada pelo Instituto Maurício de Nassau para eleições 2010 em Pernambuco:

Governador:
Eduardo Campos (PSB) - 53%
Jarbas Vasconcelos (PMDB) - 25%

Senador (primeira vaga):
João Paulo (PT) - 35%
Marco Maciel (DEM) - 23%
Sérgio Guerra (PSDB) - 9%
Armando Monteiro (PTB)- 6%

Senador (segunda vaga):
Marco Maciel (DEM) - 21%
Sérgio Guerra (PSDB) - 17%
João Paulo (PT) - 12%
Armando Monteiro (PTB)- 10%


Postagem relacionada: "O bom debate para Pernambuco 2010 (XI)",
clique aqui.



Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com


2 comentários:

  1. Gostei bastante de seus comentários...Vejo na prática que as eleiçoõs de 2010....iremos ter várias polarizações das velhas e tradições políticas....e o eleitor é o agente passivo e ativo dos nossos defensores do poder.

    ResponderExcluir
  2. Professor Severo,

    Não concordo que necessariamente teremos polarizações das velhas e tradições políticas.

    Acredito que uma nova lógica surge para uma administração pública mais eficiente, transparente e com participação popular.

    E o cidadão, que não gosto de chamar apenas de "eleitor", é o principal agente ativo de mudança desse novo quadro de políticos atuantes e comprometidos com as causas coletivas.

    Abraço fraterno e seja bem-vindo ao bom debate.

    ResponderExcluir

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.