A grande drenagem das Cataratas do Niágara

Um dos patrimônios naturais dos Estados Unidos, as Cataratas do Niágara já foi totalmente esvaziada. Em junho de 1969, as famosas e icônicas Cataratas do Niágara ficaram sem água. Apresentando uma aparência verdadeiramente fantasmagórica, como um filme de ficção científica futurista e distópico.

A história e o cenário pouco conhecidos por muitos ocorreram no final de 1969, quando uma das mais famosas correntes de água do planeta escoou. No seu lugar deixou um espaço quase tão seco quanto o deserto. As Cataratas do Niágara, na região dos Estados Unidos, revelaram mais de uma surpresa nesses dias.

Porque decidiram drenar as Cataratas do Niágara?

Pode até parecer que as Cataratas do Niágara perderam suas águas por algum fator natural, mas não foi devido a nenhum acidente ou catástrofe natural. Naquele mês, engenheiros norte-americanos desviaram o curso do rio em direção à parte canadense das cachoeiras para realizar a limpeza da base das cataratas, cada vez mais cheias de pedras arrastadas pela corrente.

No final, todo o plano não foi concluído, mas as cataratas ficaram secas por vários meses, até novembro do mesmo ano. Logo depois as águas voltaram ao seu canal e seis milhões de toneladas de água caíram a cada minuto através do monumento natural.

Como desviou o canal que ia em direção as Cataratas canadenses?

Para fazer isso, o exército teve que construir uma barragem de 182 metros através do rio Niagara, o que significava que milhares e milhares de litros de água fluindo a cada segundo eram desviados para as Cataratas do Canadá. A barragem em si consistia em 27.000 toneladas de rocha e, em meados de junho, depois de fluir continuamente por mais de 10.000 anos, as águas pararam. A drenagem total foi facilitada porque apenas 10% da água segue essa rota.

Assim, enquanto as Cataratas do Canadá absorviam o fluxo extra, os engenheiros estudavam o leito do rio, aparafusavam e reforçavam as falhas encontradas. Durante parte desse período, enquanto os trabalhadores limpavam o antigo leito do rio de musgos indesejados e perfuravam núcleos de teste por instabilidade, uma passagem temporária foi instalada a apenas seis metros da beira das cachoeiras secas. Uma paisagem singular onde os turistas podem explorar esta área inacessível e peculiar.

O que encontraram depois da drenagem?

Conforme a mídia da época narrava, dois corpos foram descobertos, algo que para alguns ainda era um número surpreendentemente baixo. Isso por que dada a história de acidentes e suicídios nas cataratas o número esperado era maior.

Foram dias únicos e históricos que provavelmente levarão tempo para serem repetidos, com engenheiros perfurando o leito do rio para mapear e sondar as tensões, falhas e pressões da rocha. Enquanto isso, os turistas passavam pela extensão seca, coletando moedas jogadas no rio décadas atrás por outros turistas do passado.

Quais foram as melhorias aplicadas as Cataratas do Niágara

Naquela ocasião, o homem triunfou sobre a natureza em um espetáculo incrível que demonstrou o que a engenharia pode alcançar. E quando a cachoeira começou a recuar, os visitantes se reuniram para testemunhar um espetáculo nunca antes visto.

Além dos efeitos do desvio de água, os esforços para controlar a erosão incluíram a construção de diques subaquáticos para redirecionar as correntes mais prejudiciais e a consolidação mecânica do topo das quedas. Enquanto as Cataratas do Canadá absorviam o fluxo extra de água, um grupo de engenheiros estudou o leito do rio e trabalhou nele para retardar a erosão. Um projeto para remover grandes quantidades de fragmentos de rocha depositados em 1954 foi abandonado devido ao alto custo da operação.