7 de out de 2009

O bom debate sobre a Blogosfera (III)


Por Fábio Rodrigues

A blogosfera cresce de forma exponencial. Lendo a revista da Locaweb - Edição 11 - Pag. 34 (clique aqui e acesse) verifiquei que surgem em torno de 40.000 blogs por dia no Mundo. Isso mesmo, 40.000 blogs. Não é fácil acreditar que a internet de forma tão rápida está conseguindo minar o monopólio da informação das TVs e das Rádios.

Para ilustrar um pouco da forma como os editoriais da grande mídia procedem podemos citar o caso do Golpe Militar em Honduras. A Globo e similares não conseguem chamar o governo golpista de Honduras de golpista! Eles o chama de governo interino. Por que isso? Será que esse mesmo tratamento amistoso foi dado na nossa ditadura de 1964? Será que a Globo gosta de ditaduras? O presidente Manuel Zelaya foi eleito democraticamente e o povo sofreu um "atentado" a sua liberdade.

Os blogs não ficam com tratamento mascarado, trata de forma transparente e democrática o problema de Honduras. É uma Ditadura Militar, é um Golpe Militar, o Micheletti é um golpista. E ponto final. A democracia deve ser a principal ferramenta para conseguirmos um Mundo melhor, mais justo, igualitário e fraterno.

Não obstante, temos também a cobertura da vitória do Brasil como sede das Olimpíadas de 2016. Pense que os editoriais estão tratando de "forma fria" essa excelente demonstração que não somos mais país de segunda classe. Tratam desse jeito pois sabem que se ficarem soltando muitos fogos para essa conquista rebaterá diretamente na aprovação do Governo Lula. Estão com medo que a aprovação de Lula ultrapasse os 90%.

Os blogs vieram para revolucionar a comunicação social. Não queremos muito, só queremos que a informação deixe de ser utilizada de forma manipulativa e mantenedora dos privilégios da classe rica. A Informação é um bem social e assim deve ser tratada, não é um bem meramente comercial. As TVs e Rádios estão ficando pra trás e precisam renovar seu jeito de fazer jornalismo e entreterimento, buscando três pilares fundamentais: transparência, imparcialidade e democratização.


Postagem relacionada: "O bom debate sobre a Blogosfera (II)", clique aqui.



Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.FabioRodrigues.com
Contato: fabiorodrigues@fabiorodrigues.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.