19 de out de 2009

O bom debate para Paraíba 2010 (XII)

Ricardo Coutinho (PSB) x José Maranhão (PMDB)

Por Fábio Rodrigues

Saiu mais uma pesquisa para a disputa para o Governo do Estado da Paraíba, feita pelo Ibope por solicitação da Rede Paraíba de Comunicação. O resultado não é muita novidade, pois a pesquisa contratada pelo PB Agora ao Instituto Opinião já demonstrava qual a posição dos jogadores no tabuleiro.

O Prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB) lidera a corrida do 1º turno com 38% dos votos, seguindo de perto pelo Governador José Maranhão (PMDB) com 37%. O Senador Cícero Lucena (PSDB) fica com 14% dos votos. Na pesquisa do PB Agora tinhamos Ricardo - 35,4%, Maranhão - 34,6% e Cícero - 12,4%. Será que duas pesquisas tão parecidas estejam erradas?

Para bom entendedor, meia palavra basta! Isto é, a disputa vai ser polarizada em Ricardo e Maranhão. Não adianta querer desmerecer as pesquisas, minimizá-las. Elas são uma fotografia atual e nem por isso deve ser jogada no lixo. Aqueles que não sairam bem na foto costumam questionar a "legitimidade" dos números. É a democracia, quem perde tem o direito de chorar a vontade.

No 2º turno os números são os seguintes: Ibope - Ricardo - 47% e Maranhão - 41%. Na pesquisa para o PB Agora eram: Instituto Opinião - Ricardo - 47,2% e Maranhão - 37,4%.

Um fato que chama atenção nessa pesquisa é a baixa taxa de rejeição de Ricardo (O Mago). Isso sem dúvida gera um fôlego enorme para o Mago sair em disparada em busca da liderança isolada. Preparo físico e disposição ele tem de sobra. Aliado a tudo isso temos o Trabalho, Transparência, Respeito ao Dinheiro Público, Orçamento Democrático e Empreender demonstrado frente à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). As taxas de rejeição são: Ricardo - 15%, Maranhão - 32% e Cícero - 34%. Quanto menor o índice de rejeição maior a possibilidade de crescimento na votação.

Escutamos comentários após esses resultados que o cenário pode mudar, isso eu também acredito. O Mago vai crescer muito mais, esses números vão passar dos 50% antes do período inicial para campanha eleitoral. A Paraíba quer o novo, não na idade, mas nas práticas de gestão administrativa.

Não acredito que a cooptação que as "más línguas" andam dizendo que existe vai comprar a consciência do Povo. Tenho a certeza que a máquina admistrativa do Governo do Estado pode sim influenciar "um pouco" as eleições no ano que vem, mas também não tenho dúvida que essa tendência está morrendo aos poucos. As pessoas estão mais esclarecidas, mais informadas, mais detentoras dos valores de moralidade e cidadania.

Enfim, não tem volta e quem tiver fôlego para acompanhar o Mago na corrida estadual do ano que vem, vai ver como uma Nova Paraíba está próxima de surgir. Um Estado verdadeiramente justo, fraterno, desenvolvimentista, gerador de emprego e renda. E você vai ficar parado nessa Maratona da Mudança?


Matérias relacionadas: "Pesquisa revela empate técnico entre Ricardo e Maranhão", clique aqui.
"Ibope: Cícero é o pré-candidato com maior índice de rejeição", clique aqui.
"Nonato diz que pesquisa do Ibope reflete trabalho de Ricardo", clique aqui.
"Maranhão adota silêncio e não comenta números do Ibope", clique aqui.


Postagem relacionada: "O bom debate para Paraíba 2010 (XI)", clique aqui.


Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.FabioRodrigues.com
Contato: fabiorodrigues@fabiorodrigues.com


2 comentários:

  1. Estava esperando sua manifestação sobre a pesquisa. Apesar de indicar semelhança com anteriores, a pesquisa é do IBOPE, questionado, mas reconhecido para o grande público. A interessante foi a extensão da pesquisa, abordando vários elementos.
    Além da máquina do estado há que se observar o comportamento do sistema correio, que tenderá supervalorizar as críticas a prefeitura e valorizar os feitos do governo.
    A tendência parece que está no ar. Se vc bem reparou, o sistema não noticiou a pesquisa em nenhum meio que detém.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde companheiro Olhos do Norte,

    Sem dúvida a extensão foi essencial para termos uma radiografia melhor.

    Sua observação quanto ao Sistema Correio da Paraíba, leia-se senador Roberto Cavalcanti (PRB), acredito que precisamos verificar a questão dos direitos autorais da pesquisa.

    Devido ao Correio ser um concorrente direto da Rede Paraíba talvez não possa divulgar. Pois estaria quebrando a exclusividade!

    Talvez seja isso. Hoje tem uma matéria no Portal Correio da fala de Cícero sobre o não apoio de Cássio e que não mostra número nenhum da pesquisa.

    Precisamos verificar melhor esse lance da exclusividade.

    Talvez o PB Agora e Wscom possam replicar sem problemas, assim como os blogueiros fazem.

    Porém, não tiro sua razão que o Correio tenderá supervalorizar as críticas a prefeitura e valorizar os feitos do governo. Ou seja, criticar o Mago (PSB) e valorizar Zé (PMDB).

    Abraço fraterno e espero a tréplica,

    Fábio Rodrigues.

    ResponderExcluir

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.