29 de jul de 2010

Temos muitos empregos públicos?

Clique na figura para ampliar

Por Brizola Neto, no seu Blog

Chegou-me às mãos um interessante trabalho do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, coordenado pelo pesquisador Marcelo de Britto, que trata do peso do emprego público dentro dos empregos totais da economia. E compara o Brasil a diversos países do mundo. O resultado é o desmentido mais completo do discurso da imprensa brasileira - e da direita - de que o Brasil vive um inchaço no serviço público. Ao contrário, temos poucos funcionários, entre outras razões porque oferecemos poucos serviços públicos ao povo brasileiro.

Vejam: o Brasil emprega como servidores públicos federais, estaduais e municipais apenas 11% das pessoas ocupadas no país. Nem dá para comparar com economias altamente sociais, como Dinamarca (39%) ou Suécia (31%), mas também é muito abaixo do que tem a França, a Bélgica, Alemanha, como você pode ver nesse gráfico. O que supreende é que ficamos ainda bem atrás da meca do liberalismo e do estado mínimo, os EUA, que possuem uma relação de 15%.

Ficamos em oitavo lugar até mesmo na comparação com nossos vizinhos latinoamericanos, reconhecidamente carentes em matéria de serviços á população.

E o emprego público está crescendo? Está, depois do processo de esvaziamento que sofreu durante o Governo Fernando Henrique. Mas, ainda assim, crescendo numa taxa inferior aos empregos privados, o que ainda reduz mais aquela proporção, apurada em 2005. O número de servidores cresceu 4,4% ao ano, em média, no período 2003-2007, mas o número de empregos em geral subiu acima disso: 6,9%.

Quem quiser conhecer esta pesquisa do Ipea, que mostra que o discurso de um Estado inchado é só cobertura ideológica de outros interesses ou pura desinformação, pode acessar o trabalho em formato pdf (clique aqui).

Postado originalmente às 00:01 - 20/09/2009.



Comente nossas postagens! Com problemas para comentar? (clique aqui)

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.