19 de set de 2009

O bom debate sobre a Blogosfera (II)


Por Fábio Rodrigues

Como algumas já sabem e outros até desconfiam, a mobilização da Blogosfera sobre a "Ditadura Digital" proposta na Reforma Eleitoral levou os Senadores a reverem suas posições e não mais inibir a liberdade de expressão na internet. Ganharam os cidadãos, os blogs, a sociedade, a democracia, a plenitude da informação, a diversidade de opiniões, o contraditório e o bom debate.

Os políticos estão querendo não acreditar que a internet chegou como uma nova forma de pressão social e aglutinação da militância, dos cidadãos. De cidadãos conscientes de sua função fiscalizadora e agentes de mudança na sociedade. Não sei como ficaram as caixas de e-mail dos Senadores, mas acredito que eles tiveram mais mensagens que votos na última eleição.

O Blog é sem dúvida um marco na comunicação social. Assim como o tocador de CD foi um marco na indústria musical, retirando de circulação os discos de vinil, temos no Blog uma forma de democratizar a informação, tirando os "plenos poderes" das mídias tradicionais - TVs, Rádios, Revistas e Jornais impressos.

Teremos nessa nova ferramenta um canal de multiplicação de ideias, de valores, de ações para construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. Uma sociedade menos corrupta, menos violenta, menos excludente, menos discriminatória, menos desonesta, menos alienada e menos explorada.

Um povo mais decidido e determinado em ser agente de mudança, formador de seu destino e vencedor de suas lutas. Um povo guerreiro, altivo, batalhador, resistente, combativo, sonhador e realizador. Um povo presente nas decisões coletivas da sociedade. Baseado nos valores de coletividade, verdade e justiça.

Os blogs chegaram para radicalizar na democracia participativa, não querem negociar menos que isso. Exigem uma nova forma de tratamento dos políticos para com os seus representados. Exigem que a mídia tradicional seja mais transparente e verdadeiramente imparcial. O bom debate apenas começou.

E isso com um percentual ainda pequeno, em torno de 30%, de pessoas com acesso a computadores e internet. Imaginem quando isso chegar em 80 ou 90%. A TV pode pirar, o Jornal impresso morrer, a Revista adoecer, a Rádio engasgar e os Políticos serem de fato "Servidores" dos cidadãos, e não os "Reis" que estão postos na realidade atual.

Qual sua opinião sobre: Blog, Mídia tradicional, Disco de vinil, CD, Políticos, Democracia e Participação Popular?

Postagem relacionada: "O bom debate sobre a Blogosfera", clique aqui.



Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.FabioRodrigues.com
Contato: fabiorodrigues@fabiorodrigues.com


2 comentários:

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.