4 de set de 2009

O bom debate para o Brasil 2010 (III)

1 - Dilma (PT); 2 - Serra (PSDB); 3 - Ciro (PSB);
4 - Aécio (PSDB); 5 - Marina (PV); 6 - Heloísa (PSOL).

Por Fábio Rodrigues

O programa partidário do PSB na noite de ontem foi sem dúvida uma alusão que o "impossível" não é tão impossível assim. Ciro vem para a disputa, não vai abrir fácil e quer debater de forma democrática e "transparente" a candidatura no campo das esquerdas.

Nada de salto alto, nada de já ganhou. Tudo ainda está muito no campo das previsões, muita água vai rolar. Com a entrada da senadora Marina Silva (agora PV) no tabulerio o jogo ganha outra diagramação. A estratégia precisa ser revisada.

Isto posto, verifica-se que a ex-senadora e vereadora de Maceió Heloísa Helena (PSOL-AL) já está quase decidida, vai concorrer ao Senado Federal. Pois é partida ganha. Sabe que não tem chance como candidata a Presidência mesmo, por isso vai ficar com o "quase certo" diante o duvidoso. Pelo menos em 2010, já que em 2014 virá com "gosto de gás".

Não obstante, no PSDB parece que ainda não conseguiram convencer o governador de Minas Gerais Aécio Neves a desistir da candidatura em 2010. Estão lhe ofertando 2014 como prato principal. Mas ele bem sabe que 2014, caso Dilma ganhe em 2010, ficará uma disputa bastante difícil, pois ela vem para disputar a reeleição. Claro, se a reeleição para o Executivo não seja extinta até lá.

Iremos fazer uma nova enquete para Presidente 2010 contemplando esse novo cenário. Podem inaugurar!

Não poderia deixar de estigar nossos leitores sobre o assunto da reeleição. Quando se falou num 3º mandato para Lula e da reeleição ilimitada na Venezuela a imprensa "parcial" e os políticos de direita abriram a boca para dizer que era "golpe" e que não aceitava. Pense numa confusão danada. Então agora vem a pergunta:

Por que agora com a possibilidade do 3º mandato para o Presidente da Colômbia Álvaro Uribe (direitista neoliberal) todo mundo está calado, ninguém abre a boca para dizer nada? Por que???

Matéria sobre Uribe: "Discussão Congresso aprova referendo", clique aqui.

Postagens relacionadas: "O bom debate para o Brasil 2010 (II)", clique aqui.
"Resultado da pesquisa: "Eleições 2010 - Presidente?"", clique aqui.


Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.FabioRodrigues.com
Contato: fabiorodrigues@fabiorodrigues.com


2 comentários:

  1. Não há duvida-exceto para aqueles que estão olhando apenas pro seus próprios interesses- que o governo Lula foi o melhor governo dos últimos quarenta anos. A dificuldade de eleger a ministra Dilma se deve não ao desempenho do governo petista, mas sim ao perfil da ministra e a desmoralização atual da do PT. Por mais que o presidente Lula se esforce à ministra não tem empatia com o povo, falta-lhe o “carisma” para tocar o coração do eleitor e oratória para prender o eleitor diante de seus discursos. O presidente LULA errou na escolha, devia ter ungido a Marina que tem uma história parecida com a dele. Como a ex-ministra ainda não tem “recall nacional” e pouco tempo na TV para expor suas idéias dificilmente passará para o segundo turno. Neste no cenário eleitoral que aí está somente Ciro com seu conhecimento e “fala dura” será capaz de desbancar o Serra em um eventual segundo turno. O Serra e a grande imprensa aqui do sudeste sabem disso Lula e o PT não enxergam porque estão com os olhos ofuscados pelo poder. Estão tão cegos, que não enxergam que o camaleão-PMDB- não vai mudar de cor caso candidatura de Dilma não decole.

    ResponderExcluir
  2. Olá Albino,

    Respeito sua opinião e concordo com ela em parte.

    Pois quando você fala: " perfil da ministra e a desmoralização atual do PT", tenho certeza que a Ministra por gostar das coisas certas e sem arrumadinho pode sim ser mal vista.

    Mas a população precisa ter consciência que é melhor ter uma pessoa "séria honesta" do que uma pessoa "sorridente corrupta".

    O que você prefere?

    E quanto ao PT não existe essa "desmoralização atual do PT", mas sim de algumas figuras isoladas, o PT tem uma militância muito grande, formada por intelectuais, sindicalistas, movimentos sociais, trabalhores urbanos e rurais, estudantes, sendo pessoas de bem e honestas.

    Você acredita que a ação pontual de um agente político pode condenar uma multidão de militantes?

    O Lula pode até ter errado em não escolher Marina, faz a decisão foi tomada e ele vai bancar com muito esforço essa candidatura da Dilma. Que representa a continuidade dos oitos anos do seu governo.

    Dilma 2010 é Lula de novo.

    Por fim, acredito que tanto a Dilma como o Ciro tem condições reais de ganhar do tucano Serra no 2º turno, é só uma questão de mobilização social.
    E sem dúvida, quando comparar os 8 anos de FHC (Serra) e os 8 anos de Lula (Dilma), o povo vai escolher Lula, vai escolher Dilma para continuar o projeto progressista, um projeto verdadeiramente voltado para os mais pobres.

    Abraço fraterno,

    Fábio Rodrigues.

    ResponderExcluir

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.