27 de ago de 2009

O bom debate sobre a Blogosfera


Por Fábio Rodrigues

No início de sua existência, só para retomar um pouco o processo histórico, os blogs tinham a utilização praticamente como diário eletrônico, no qual se colocava álbum de fotos e coisas bastante pessoais. Uma coisa meio que egocêntrica.

Até que alguns jornalistas começaram a utilizar o blog como ferramenta de contraponto a informação vinda de grandes grupos midiáticos, leia-se: Globo, Abril, Estadão, Folha, entre outros. Podemos destacar dentre os jornalistas o Luis Nassif (clique aqui e acesse seu blog). Com essa nova cara essa ferramenta começou ganhar credibilidade dos internautas e teve uma propagação imensa.

Hoje podemos ver o blog como um meio "formador de opinião pública", onde além de notícias possuem também análises e interatividade com os leitores. Sem dúvida chegou para ficar e ameaça a forma tradicional de fazer jornalismo, no qual tinha a "verdade absoluta" e desprezava a opinião contrária do cidadão. Ter a verdade absoluta é uma pretensão um pouco absurda, mas não tenha dúvida que muitos canais de TV, jornais impressos, portais de internet ainda trabalham usando-se dessa lógica arcaica. Sem contar com a manipulação, o filtro da informação, os interesses escusos, a relação siamesa entre imprensa e políticos, entre outros e muitos.

Tive a oportunidade ontem de ler um artigo de Luis Nassif intitulado "Web rompe esquemas" na Revista Teoria e Debate, número 83, ano 22 (clique aqui e acesse o site da revista) muito interessante, que fala sobre essa quebra do monopólio da informação. Num de seus momentos na entrevista ele expressa bem a força da internet e dos blogs, leiam: "A internet é uma revolução, arrebenta os esquemas tradicionais de poder e influência"; "Hoje, a simetria de informações é contra os jornais, o conjunto dos leitores e blogs têm mais informação do que os jornais".

Temos também o momento que empresas começam a utilizar o blog como ferramenta de aproximação com as pessoas envolvidas nas suas atividades, isso é o momento que estamos vivendo. Recentemente a Petrobras, maior empresa brasileira, criou o seu blog (clique aqui e acesse), teve uma grande repercussão, pois a imprensa não queria essa liberdade de expressão para uma mina de ouro do Governo Federal. Isso tudo para que a Petrobras ficasse "refém" do jornalismo tupiniquim.

Por último, como inclusive já mereceu uma postagem nossa (clique aqui e acesse), o governo vai lançar o Blog do Planalto, que sem dúvida trará uma maior interação do Governo Federal com a população como um todo. Será na próxima segunda-feira, dia 31/08/2009. Não vai precisar ser amigo do Rei para poder fazer uma pergunta sobre a gestão governamental, todos serão tratados de forma igualitária, como nossa Constituição Federal prevê. Olhem a matéria na Agência Brasil sobre o lançamento, clique aqui.

Enfim, não temos mais espaços para informações monocráticas, a sociedade exige transparência, interatividade e respeito às divergências. Esse é o caminho da comunicação em nosso país, servir principalmente aos interesses sociais, e não apenas aos interesses privados e financeiros.


Postagens relacionadas: "Planalto pretende criar o 'Blog do Lula'", clique aqui.
"A grande mídia informa ou manipula?", clique aqui.


Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.FabioRodrigues.com
Contato: fabiorodrigues@fabiorodrigues.com


2 comentários:

  1. Grande fabio modifique o endereço do blog do vavadaluz http://vavadaluz.blogspot.com/ esse é o novo endereço. Obrigado, parabens pelo premio, estive em sua casa, um abraço
    vavadaluz

    ResponderExcluir
  2. Mestre Walter,

    Já encontra-se modificado o endereço.

    Obrigado pela felicitação do prêmio.

    Esteve em Jampa, que legal.

    Abraço fraterno,

    Fábio Rodrigues.

    ResponderExcluir

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.