17 de ago de 2009

O bom debate para Pernambuco 2010 (VI)

Primeiro cenário

Por Fábio Rodrigues

Ontem foi divulgado a pesquisa Band / Vox Populi para Governador de Pernambuco 2010. Em todos os cenários o atual Governador Eduardo Campos (PSB) sai vitorioso no 1º turno, ou seja, reeleição garantida.

Nesse primeiro cenário verificamos que o segundo colocado, o deputado federal Raul Henry (PMDB) mesmo sendo um "sucessor" político de Jarbas não consegue decolar. Ainda é um fraco candidato da oposição, mesmo essa oposição não tendo candidatos fortes.

Segundo cenário

No segundo cenário aparece o mais forte candidato da oposição, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) que já governou o Estado por oito anos (1999-2006). O único com condições reais de ameaçar a reeleição tranquila de Eduardo. Muitos afirmam que ele não está disposto a se "queimar" com essa provável derrota para o neto de um desafeto político de outrora, o falecido Governador Miguel Arraes.


Nesta situação verificamos que nossa enquete para governador de Pernambuco 2010 (clique aqui) foi bem parecida com essa pesquisa. Claro que nas pesquisas existem metódos científicos para confecção das mesmas. Tem a divisão por classe social, região, faixa etária, escolaridade, entre outros.

Terceiro cenário

O melhor desse terceiro é a militante radical de esquerda Kátia Telles (PSTU) na frente do deputado federal Raul Jungmann (PPS), isso pode até gerar uma singela dedução: vai ser difícil para o deputado conseguir sua reeleição para Câmara dos Deputados. Para quem nunca ouviu falar de Kátia Telles, ela nunca ganhou qualquer eleição que participou, para se ter uma ideia, ela conseguiu 3.890 votos válidos (0,35%) na última eleição para prefeito do Recife (2008), do total 1.108.385 votos válidos.

Isso mesmo, menos de 1%. E ganhando do Deputado que pensou em fazer "terrorismo" com a notícia de mudança na poupança pelo governo Lula (clique aqui), foi sem dúvida o melhor cenário dessa pesquisa.

Quarto cenário

No último cenário, e não menos interessante, verificamos também um grande feito, para não dizer o contrário, o presidente nacional do PSDB e senador Sérgio Guerra ficando na rabeira da pesquisa, brigando para ver quem fica na lanterninha, com Kátia e Edilson.


Postagem relacionada: "O bom debate para Pernambuco 2010 (V)", clique aqui.

Veja matéria (texto e vídeo) no site da Band, clique aqui.

Postado originalmente às 15:13 - 15/08/2009.



Comente nossas postagens! Com problemas para comentar? (clique aqui)

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Contato: FabioRodrigues@FabioRodrigues.com


3 comentários:

  1. Eduardo é o cara, ele merece Ganhar bem!

    ResponderExcluir
  2. Kátia Telles na frente de Raul Jungmann é o melhor cenário, hilário. Acredito que Raul Jungmann não se reelege. Melhor pra Pernambuco!

    ResponderExcluir
  3. Jungmann é um Anti-Lula e não terá voto, pois o povo de Pernambuco votará nos defensores do melhor presidente do Brasil, o Lula.

    ResponderExcluir

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.