16 de ago de 2009

O bom debate para o Brasil 2010 (II)

Marina Silva (PT-AC) - ainda

Por Fábio Rodrigues

Quando todos os analistas políticos faziam todos os possíveis cenários para eleição presidencial no ano que vem, ai que surge uma candidata fortíssima. Isso é inegável, é indiscutível. A senadora Marina Silva, ainda no PT, e com um pé no PV, é uma mulher guerreira, forte, corajosa, determinada e de ideais fortes e de construção de um mundo socialmente sustentável.

Alguns já começam a mimar a senadora, que outrora foi preterida pelo presidente Lula na gestão do Ministério do Meio Ambiente. Estava indo de contra aos interesses privados. Querem agora, com a iminência da perda, dar valor a um dos mais fortes quadros do PT.

Assim é na vida, assim é na política. Só damos valor as pessoas quando as perdemos, ou estamos muito próximo da perda. Não adianta o presidente Lula dizer que "a candidatura de Marina é uma invenção do Serra". Isso não é a melhor forma de tratar a candidatura mais que legítima da senadora, que é cidadã do Mundo. Não tem como menosprezar uma candidatura de uma mulher tão conhecida pela luta de uma causa tão nobre, a causa ambiental.

Não adianta agora querer queimar a senadora, ela é uma cidadã de vergonha, de bom caráter e reputação ilibada. Podem ficar loucos por aí tentando ver como regastar o debate dentro da base aliada para buscar uma candidatura com diálogo, e não por imposição.

Vamos ver o desenrolar dessa "novela" até início de outubro, pois é a data limite para mudança ou inscrição de candidato nos partidos, para concorrer as eleições de 2010. Além de ficar na expectativa se Marina vai mesmo para o PV, estamos também na espera para ver onde o Delegado da PF Protógenes vai se abrigar (PDT, PSOL ou PT).

Para quem está com dúvida por que mudamos no blog a cor vermelha pela cor verde, é uma forma de homenagearmos a postulação de Marina a presidência da República. Ficaremos uma semana utilizando a cor verde como cor predominante em nosso blog. Não em homenagem e referência ao Partido Verde (PV), pois o achamos fisiologista como os demais, mas sim em homenagem a causa ambiental e a Marina.


Postagens relacionadas: "O bom debate para o Brasil 2010", clique aqui.
"Time de Primeira Grandeza", clique aqui.


Postado originalmente às 16:13 - 15/08/2009.


Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.FabioRodrigues.com
Contato: fabiorodrigues@fabiorodrigues.com

2 comentários:

  1. É isso Fábio! Não podemos deixar que a candidatura de Marina seja desqualificada a qualquer custo. Até acho que uma divisão da esquerda é ruim sempre, mas em tempos de prévia dentro do próprio PT o surgimento de Marina como alternativa serve ao menos como forma de mostrarmos que não existe um pensamento único dentro do partido e que a necessidade de guinada à esquerda ainda pulsa, ainda clama por espaço. Se Marina tivesse continuado o trabalho sério e comprometido que vinha fazendo como ministra na da disso estava acontecendo. Acho que antes de tudo devemos - os petistas e simpatizantes - lutar por prévias no partido.

    ResponderExcluir
  2. Mari,

    Não podemos deixar que a utopia de Marina seja tratorada pelo pragmatismo de Zé Dirceu e companhia. E essa utopia sem dúvida é compartilhada por muitos militantes do pt, simpatizantes e pessoas do movimento social como todo.

    Querer desqualificar Marina, é querer fugir do bom debate. É querer diminuir o pensamento diverso, multifacetado, progressista, libertador.

    Dividir a esquerda é muito ruim, sem dúvida alguma. Mas o PT, não só diretório nacional, mas estadual e municipal precisa retomar o diálogo com a militância, com o "sem poder", "sem mandato", "sem cargo".

    As prévias sem dúvida é um caminho para, no mínimo, haver justiça. Justiça essa que é uma bandeira primordial dos partidos de esquerda.

    Marina não está só, e o PT necessita de sua luta, sua coragem, sua força, seus ideais, suas utopias.

    Abraço fraterno,

    Fábio Rodrigues.

    ResponderExcluir

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.