10 de jun de 2009

Resposta da Petrobras ao editorial “Ataque à Imprensa” de O Globo


No Blog da Petrobras

A Petrobras reafirma que o blog Fatos e Dados foi criado pela empresa para prestar esclarecimentos à sociedade. O objetivo é manter seu compromisso com a transparência, o que implica em divulgar, de forma completa, o posicionamento da Companhia, publicando todas as respostas enviadas à imprensa. Assim, a empresa descarta também acusações de “quebra de sigilo” por considerar que as informações prestadas pertencem à empresa.

Como também já esclareceu várias vezes, a Petrobras reitera que as 1.150 pessoas incluem profissionais de publicidade, jornalismo, relações públicas, marketing, além de todo o pessoal de apoio administrativo, entre concursados e contratados, espalhados por todo o Brasil e exterior. A Petrobras repudia a maneira desrespeitosa com que o jornal se refere a seus empregados. Não se trata de “uma redação ociosa”, como diz o jornal. O blog é uma das inúmeras ações que os profissionais da empresa desenvolvem para os cerca de 65 mil empregados do Brasil e exterior e para toda a sociedade, incluindo ações de responsabilidade social e outras relacionadas à comunicação interna, externa, marketing, propaganda, internet, entre outras.

Sobre o uso da mamona para produção de biodiesel esclarecemos que a ANP apenas limitou o seu uso em 30% da mistura, o que não inviabiliza sua utilização. Miguel Rossetto foi indicado para a Presidência da Petrobras Biocombustível, por sua experiência como Ministro do Desenvolvimento Agrário, no desenvolvimento do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel e do Selo Combustível Social. Além disso, ele ingressou na Companhia como técnico, através de concurso público em 1984.

Na matéria “Petrobras baixa gasolina, mas não para o consumidor”. O título induz o leitor a um erro de interpretação, ao sugerir que a Petrobras é responsável pelo preço final da gasolina na bomba do posto. A Companhia responde apenas pelo preço em suas refinarias. A partir daí, entram na conta para definir o preço final os impostos, além da margem de lucro das distribuidoras e postos.

Sobre a matéria “Seguindo Dilma”, a Petrobras esclarece que seu perfil é seguido por mais de 800 usuários e que não limita nem censura os que se inscrevem, reforçando a democracia das redes sociais na Internet. Esses usuários são seguidos pelo twitter da Companhia para monitoramento da repercussão dos post do blog.



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