2 de jun de 2009

Políticos na era da informação e do conhecimento

Clique na figura para ampliar

Mercadante lança novo portal, agora interligado às principais redes sociais

O senador Aloizio Mercadante abre hoje, com a reformulação do seu portal interligado às principais redes sociais, um novo canal de diálogo com a sociedade. Ele estará presente em redes que a cada dia ganham mais espaço na vida cotidiana das pessoas - como twitter, orkut, facebook, flickr, ning, youtube entre outras, interagindo, trocando informações, comentando seu trabalho parlamentar e as principais questões da pauta nacional.

O advento da internet transformou a dinâmica social, modificou as formas de comunicação e, com elas, o próprio contato humano e as relações interpessoais. Pessoas com interesses comuns se agrupam para compartilhar, debater, trocar informações, conversar, fazer amigos, estudar. Tudo isso num espaço virtual que, na avaliação de Mercadante, ganha a cada dia mais importância: “A rede mundial proporciona velocidade, pluralidade e interatividade e tem o potencial de contribuir para a formação de uma sociedade menos desigual, mais cidadã. A internet representa hoje o que a Praça Pública era na Grécia antiga”, avalia Mercadante.

E para que essa tecnologia possa efetivamente representar um espaço democrático, é preciso garantir, antes de mais nada, que ela esteja acessível. Nesse sentido, o senador tem voltado sua atenção e sua atuação parlamentar para a criação de instrumentos que possibilitem uma efetiva inclusão digital no País. “O planejamento estratégico da União Européia colocou inclusão digital como fundamental. Portugal, por exemplo, que em 2005 tinha apenas 18% dos alunos na internet, em 2006 já havia alcançado 100% dos alunos”, destaca o senador, que é autor do Projeto de Lei que propõe um amplo processo de inclusão digital nas escolas, custeado pelos recursos do FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações).

De acordo com a proposta, que foi aprovada pelo Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados, esses recursos vão viabilizar a implantação de banda larga em todas as 137 mil escolas públicas, urbanas e rurais, e promover a inclusão digital de 47 milhões de alunos.

E é nesse contexto que convidamos a todos para acessarem a nova plataforma digital, cuja utilização, de uma forma interativa e plural, pretende contribuir para com esse novo espaço interativo e democrático. Sugestões e comentários são sempre bem vindos.

Fonte: Site Senador Mercadante PT-SP, clique e visite.


Meu comentário:

Está de parabéns o Senador Mercadante, pois passa a interagir mais diretamente com o cidadão. Principalmente nesse momento que o legislativo passa por uma crise grave de imoralidades.

As pessoas elegem os seus "representantes" e esses devem ter um contato direto com os seus representados, e não ficar apenas tratando seus problemas através dos diversos assessores, que nem sempre são eficientes em suas tarefas. Quando não deixam muitos pedidos sem nenhuma resposta e solução, ainda tratam de forma nada cordial alguns cidadãos.

Aproveito também para divulgar outro portal de parlamentar que possui uma interativa legal. É o do Dep. Federal Rubens Otoni (PT-GO), clique aqui.

Muitos políticos tradicionais precisam aprender que estamos na era da informação e do conhecimento, que os cidadãos utilizam novas ferramentas de interação e precisam deixar muitos dogmas de lado e inovar. Parar de se esconder e mostrar que de fato é servidor do povo.

A internet é uma via sem volta, aqueles parlamentares que não aderirem a esse novo meio de comunicação tende a ficar sem mandatos, pois a cobrança do parlamentar de forma eletrônica e com uma reposta rápida será tarefa básica de agora em diante.

O cidadão eleitor cobrará cada vez mais do parlamentar interação, transparência, participação e trabalho. Deixam a forma passiva de lado e partem para atividade. Cobrar, reclamar, elogiar, propor, convidar são ações que ficarão mais evidentes com essas novas ferramentas da tecnologia da informação.

Quero ver o tempo dos mandatos dos políticos sem site, sem orkut, sem blog?



Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.FabioRodrigues.com
Contato: fabiorodrigues@fabiorodrigues.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.