13 de jul de 2009

O bom debate para Pernambuco 2010 (IV)

1 - João Paulo (PT), 2 - Marco Maciel (DEM),
3 - Sérgio Guerra (PSDB), 4 - Armando Monteiro (PTB).

Por Fábio Rodrigues

Muito tem se falado sobre a disputa das duas vagas para o Senado Federal em 2010. Com toda essa crise vivida pela casa, a reeleição dos atuais mandatários não vai ser tarefa fácil. Pois a população está consciente que uma renovação se faz necessário.

Hoje quem poderá concorrer a reeleição são os Senadores Marco Maciel (DEM) e Sérgio Guerra (PSDB), ambos ligados ao ex-governador e Senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Bem que Guerra tem passeado nos últimos dias ao lado do Governador Eduardo Campos (PSB). Surpresa pra alguns!

Numa pesquisa recente, quem surge na frente é o petista João Paulo, que foi prefeito por duas gestões da cidade do Recife. É uma foto, mas precisa ser levada em consideração, mesmo com a distância de mais de um ano da eleição. Ele tem uma força muita grande na capital e região metropolitana. No entanto, ele terá que vencer uma disputa mais acirrada, a indicação do seu nome dentro do PT.

A pesquisa para revista Carta Capital do Instituto Método apresenta o ex-prefeito como primeiro colocado na pesquisa de intenção de voto para o Senado, com 22,9%. Em segundo lugar está Marco Maciel (DEM), com 20,2%, depois Sérgio Guerra (PSDB), com 15,9%, e Armando Monteiro Neto (PTB), com 10%. É ressaltado ainda que João Paulo vence no Recife, com 30,2%, e na Região Metropolitana, com 34%. Leia um pouco da reportagem, clique aqui.

Temos também o Deputado Federal Armando Monteiro Neto (PTB), presidente da CNI, e que tem um bom trânsito com o Eduardo Campos (PSB). Tem chances de emplacar a vaga de Senador pela escalação do time - Eduardo/João Paulo/Armando. Assim como Jarbas fez em 2002 - Jarbas/Marco Maciel/Guerra.

Quanto a Guerra novamente, já surgiram notícias que ele pode desistir da reeleição para o Senado e garantir uma vaga de Deputado Federal. Trocar o duvidoso pelo quase certo! Pesquisas e cálculos irão definir essa decisão.

Em algum momento nos debates as pessoas lembram o nome do secretário estadual Fernando Bezerra Coelho (PSB). Pois muitos sabem de sua pretensão de ser Senador, mas acredito que só para 2014, pois o PSB já está bem contemplado na chapa majoritária com Eduardo Campos.

E Marco Maciel corre por fora. Com seu jeito de não gostar muito das câmeras, vai fermentando a candidatura utilizando sua imagem como um "Marco" para Pernambuco.

E por falar em câmera, estamos presenciando em Pernambuco as campanhas partidárias, que deveria ser colocadas a serviço do partido, com suas ideias e suas propostas, sendo utilizadas para promoção pessoal. No DEM é com Marco Maciel, no PSDB com Sérgio Guerra, e agora o PR com Inocêncio Oliveira e Cia.

A maioria não respeita mesmo as Leis Eleitorais! Caixa 2, boca-de-urna, compra de voto e ninguém é punido mesmo. Ou melhor, poucos são os punidos, ainda. A esperança é que mude para melhor e que a regra seja respeitada por todos.

Enfim, a disputa das duas vagas será uma oportunidade de tirar da antiga "União por Pernambuco" a hegemonia desde 2002. Na qual o campo das esquerdas não possui nenhuma das três vagas de Senador. A tendência mais forte hoje é de jogo empatado em 2010, 1 X 1. A partida ainda tem muito tempo para iniciar, novos fatos e muito trabalho ainda precisa ser feito e sem dúvida será a disputa mais apertada desde 2002.

Postagem relacionada: "O bom debate para Pernambuco 2010 (III)", clique aqui.


Postado originalmente às 00:13 - 24/06/2009.


Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.FabioRodrigues.com
Contato: fabiorodrigues@fabiorodrigues.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.