9 de mai de 2009

Um livro sobre a mídia livre


Por Renato Rovai, no seu Blog

Há uma série de novas questões na área de comunicação que têm sido bastante discutidas em ambientes de comunicadores, mas que ainda não foram organizadas num único material. Há algum tempo venho alimentando a idéia de fazer um livro para tentar ampliar esse debate sobre a mídia livre. Mas acho que se pode fazer algo melhor do que um livro autoral. Podemos fazer um livro colaborativo.

Ele seria feito da seguinte forma: elencaríamos alguns temas e aqueles que desejassem participar do processo contribuiriam com textos, pequenos artigos e pesquisas. Conforme esse material fosse chegando, eu iria trabalhando questões a partir dele para dialogar com todos, em especial com as pessoas que estivessem contribuindo. Todo esse material ficaria aberto, disponível para consulta pública. Ou seja, poderia ser utilizado com fonte de pesquisa por qualquer um que se interessasse por ele.

Já fica antecipado, porém, que vou organizar esse material para transformá-lo num livro que seria disponibilizado gratuitamente na internet e que teria uma edição em papel a ser distribuída em livrarias, sindicatos, ONGs etc. por um preço próximo ao de custo. Penso em fazer um livro breve, de umas 100 páginas. Algo que possa circular amplamente e que custe aproximadamente R$ 15,00.

Ao mesmo tempo que iria trabalhando questões de forma colaborativa, iria fazendo pesquisas e apresentando textos para que as pessoas fossem avaliando-os. Também convidaria alguns colegas para escrever artigos para o futuro livro. Esse material seria intercalado com os textos organizados por mim.

Se alguma outra pessoa quisesse usar esse mesmo material para realizar outro projeto, tranqüilo. Mesmo que venha a ser outro livro. Há muitas possibilidades de se organizar um trabalho. E acho que essa seria também uma demonstração de como o midialivrismo deve ser realizado.

Em relação aos direitos autorais, a porcentagem que a editora costuma pagar aos autores, 10% sobre o preço de capa, seria destinada ao Fórum de Mídia Livre, em caráter de doação. Ainda não discuti isso com os colegas do GTE, mas acredito que não há nenhum problema em que o Fórum aceite doação para tocar seus projetos.

Todas as pessoas que vierem a contribuir com o projeto, terão seus nomes creditados no trabalho. Tanto na página virtual que vier a ser construída, como na versão impressa.

Minha intenção é ampliar o debate sobre o midialivrismo, inclusive, para que a gente possa ter uma participação mais qualificada nos debates da Conferência da Comunicação. E ao mesmo tempo para que o tema possa começar a ser debatido na academia e no movimento social.

Adianto que não será um wikilivro. Onde se explicaria cada tópico ou cada verbete. A idéia é que seja também um livro de reflexão e de história do movimento.

Estou listando alguns pontos que seriam discutidos. Apresentarei em breve por aqui.


Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.fabiorodrigues.com
Contato: fabiorodrigues@fabiorodrigues.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.