13 de mai de 2009

Lula é premiado pela Unesco (ONU) por ações pela paz e pela justiça social

Presidente Lula

Por Mylena Fiori, na Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá da Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco) o Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny 2008. A escolha foi anunciada hoje (13) na sede da Unesco, em Paris. É a primeira vez que uma personalidade sul-americana é indicada para o prêmio.

“Decidimos conceder o Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny a Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República do Brasil, por suas ações em busca da paz, do diálogo, da democracia, da justiça social e da igualdade de direitos, assim como por sua valiosa contribuição para a erradicação da pobreza e a proteção dos direitos das minorias”, justificou o ex-presidente de Portugal Mario Soares, integrante do júri, ao anunciar a decisão.

O Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny foi criado em 1989 para homenagear pessoas, organismos ou instituições que contribuíram de maneira significativa para a promoção, a pesquisa, a salvaguarda ou a manutenção da paz.

Já foram contemplados líderes como os sul-africanos Nelson Mandela e Frederik W. De Klerk, os israelenses Yitzhak Rabin e Shimon Pérès, o palestino Yasser Arafat, o Rei Juan Carlos I da Espanha, o norte-americano Jimmy Carter e o senegalês Abdoulaye Wade.

A cerimônia de premiação está marcada para julho, mas a Presidência da República não confirma a presença de Lula.


Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.fabiorodrigues.com
Contato: fabiorodrigues@fabiorodrigues.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.