13 de mai de 2009

Denúncias e CPI foram temas dominantes dos debates em plenário

Yeda Crusius PSDB/RS

Na sessão plenária desta quarta-feira (13), deputados voltaram à tribuna para tratar das denúncias envolvendo o governo Yeda Crusius, publicadas pela última edição da revista Veja. Também foi tema de manifestações, a coleta de assinaturas que está sendo feita pela oposição para instalar na Assembleia Legislativa uma CPI com o objetivo de investigar o assunto.

Denúncias

O líder do PSB, deputado Miki Breier, anunciou a postura que deverá ser adotada pelo partido quanto à possibilidade de criação de uma CPI. “Há a tendência do nosso partido de assinarmos o requerimento de criação de uma CPI”. E acrescentou: “Temos agido com muita cautela, com muita responsabilidade, com cuidado para que não entremos numa onda de denuncismo e para que, como Poder Legislativo, não nos omitamos diante das denúncias em relação a governadora. Não é possível que todas essas denúncias não sejam explicadas de alguma forma”.

A deputada Stela Farias (PT) defendeu a instalação de uma CPI na Casa para apurar as informações sobre a compra da casa da governadora e suposto uso de caixa 2. “A cada dia, surgem fatos novos que reforçam a necessidade da investigação”, disse. Segundo a deputada, há pelo menos três motivos para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Entre elas, está a possível existência de um esquema destinado a fraudar licitações em diversas áreas e o possível lobby do secretário estadual da Transparência em favor da empresa de guinchos Atento.

O deputado Gilmar Sossella (PDT) informou que deputados da bancada do PDT solicitaram ao Ministério Público Federal que apresente informações sobre o possível do uso de caixa dois na compra da casa da governadora. Conforme o parlamentar, a bancada ainda não fechou decisão sobre o pedido de CPI. O deputado Paulo Azeredo (PDT), acrescentou: “Somos seis deputados e queremos que os seis deputados integrem a investigação”.

O deputado Raul Pont (PT) afirmou que espera que a bancada do PDT integre a lista de assinaturas pró-CPI. “Temos certeza que bancada do PDT estará conosco nessa investigação”. Segundo Pont, “a melhor maneira a respondermos à questão da falta de provas é instalarmos a CPI”

Barreiras argentinas

O deputado João Fischer, líder da bancada do PP, mostrou-se preocupado com a inclusão de novas barreiras impostas pelo governo argentino para produtos brasileiros. Conforme o deputado, a situação atinge os produtos gaúchos, em especial quanto aos setores moveleiro e coureiro-calçadista.“É um desrespeito por parte do governo argentino e um desleixo por parte do governo brasileiro que trata diplomaticamente questões que deveriam ser tratadas com a seriedade que exigem”, disse.

Poupança

O deputado Heitor Schuch, líder da bancada do PSB, disse estar atento ao interesse do governo em mudar regras da caderneta de poupança. “Na nossa avaliação particular, mexer na caderneta de poupança é um golpe. A caderneta de poupança é sagrada, intocável”, disse.

Estiagem e reserva legal

O deputado Edson Brum (PMDB) anunciou a realização, nesta sexta-feira, de uma audiência pública da Comissão de Agricultura Pecuária e Cooperativismo em Passo Fundo para debater questões ligadas à reserva legal e à estiagem.Segundo o parlamentar, é preciso que se estabeleça um plano permanente de prevenção à eseca no Rio Grande do Sul.

Merenda escolar

O deputado Raul Pont (PT) fez referência à audiência pública realizada pela manhã, que tratou do problema da merenda escolar num contexto de segurança alimentar. audiência foi promovida em conjunto pelas comissões de Cidadania e Direitos Humanos, Educação e Agricultura.

Fonte: Agência de Notícias - AL/RS.


Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.fabiorodrigues.com
Contato: fabiorodrigues@fabiorodrigues.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.