5 de abr de 2009

A política e a política partidária.



Por Fábio Rodrigues

De vez em quando, em roda de diálogos ou em debates entre amigos fico observando essa confusão na cabeça das pessoas entre política e política partidária.

Vejo alguns falar que não gostam de política, mas querem na verdade dizer que não gostam da política partidária, ou seja, dos partidos, sua organização, seu jogo de troca de favores, seu lado sujo, obscuro e sombrio.

Segundo o dicionário Michaelis, política é: "Arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados".

Sendo assim, não necessariamente está no campo partidário as discussões políticas. Elas podem e devem estar no campo da educação, da saúde, da segurança, da cultura, do lazer, da moradia, do trabalho, da comunicação, da geração de renda, dentre outros e tantos que influenciam direta ou indiretamente nossas vidas.

Quando a pessoa diz que não gosta de política, e inclusive acredita que isso seja um mérito e fato engradecedor de seu caráter, está dizendo em outras palavras que muito pouco se importa com as decisões para a coletividade.

E também vejo alguns falarem que todos partidos não prestam (generalizações que não gosto e nem aprovo). Ai pergunto: Como vocês querem que nossas cidades, estados e país sejam administrados, que nossas leis sejam criadas e revisadas?

Muitos ficam sem resposta, mas sempre temos que questionar qual a melhor forma de caminharmos para um sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

Não adianta só criticar, é importante participar, ou mesmo apoiar que tem a vontade de participar mais ativamente. Quando digo participar, não necessariamente seja disputando cargos eletivos, mas também formando grupos e influenciando nos caminhos a serem seguidos.

Enfim, discutir política é viver, respirar, lutar, resistir, persistir, caminhar, renovar, evoluir ...


Não deixe de comentar nossas postagens.

Gostou desse assunto, envie para seus contatos.

Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.

Site: http://www.fabiorodrigues.com
Contato: fabiorodrigues@fabiorodrigues.com

6 comentários:

  1. Fabinho aqui é Ana Paula, sua amiga de infância do PIO XI. Não sei se você ainda lembra de mim? Encontrei seu blog e fiquei muito feliz e esperançosa pelo seu engajamento no debate político. Pois lembro bem do seu comportamento e afinco nos estudos, acredito que tenha permanecido na trilha dos livros, pois vejo que se formou em Administração por uma universidade de conceito elevado como a UFPE, já é servidor público (passar em concurso não é fácil e nem pra qualquer um) e está fazendo uma pós-graduação na UFRPE. Na política precisamos eliminar esses bando de canalhas e colocar pessoas honestas. Chega de tanto ladrões do nosso dinheiro, dos nossos impostos, do dinheiro público. Espero que você caminhe para essa renovação dos agentes políticos mais que necessária e urgente em nosso país. Vou te enviar um email para mantermos contato. Beijos e sucesso, sempre.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Paula,

    Caso seja o Pio XI de João Pessoa, tenho lembrança do seu nome.

    Suas palavras são fontes de energia pra nossa caminhada.

    Nem sempre as pessoas que passam por aqui, até mesmo aquelas que gostam de nosso blog, tem a paciência e atitude para comentar.

    Ainda acredito que o Estudo é o único caminho para uma vida com dignidade. Não penso em ser milionário, quero ter uma vida com honradez.

    Por mais que exista uma moda muito estranha de valorização dos corruptos, dos espertos (sinônimo de ladrão), dos caras de pau, dos políticos fanfarrão, ainda acredito muito nas pessoas honestas e trabalhadoras.

    Ainda valorizo as pessoas sem muitos recursos financeiros e com bom caráter, diante os picaretas cheio de dinheiro, dos carrões e das mansões.

    Abraço fraterno,

    Fábio Rodrigues.

    ResponderExcluir
  3. Sim concordo quando você diz que:
    Enfim, discutir política é viver, respirar, lutar, resistir, persistir, caminhar, renovar, evoluir...

    O povo precisa se acostumar a fazer politica como se fosse ao supermercado, a escola, etc tem que fazer parte da vida de nós todos!

    Sucesso ao blog sempre...



    ResponderExcluir
  4. Discutir politica e combater o bom combate.
    Forte Abraco.

    ResponderExcluir

Clique no link "Postagem(ns) mais antiga(s)" (acima), para continuar lendo nosso blog. E a qualquer momento clique no link "Início" para voltar a página inicial.